Decolar utiliza Inteligência Artificial para melhorar experiência de viajantes

Inovações tecnológicas permitem maior eficiência operacional e melhor atendimento ao cliente

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9:30 am - 23 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Decolar tem aplicado recursos de inteligência artificial em várias frentes do negócio. Além de tornar mais eficientes processos internos, a tecnologia tem sido empregada para melhorar a experiência dos clientes e parceiros com produtos e serviços personalizados e mais intuitivos.

A inteligência artificial é, particularmente, importante diante o número massivo de dados que a Decolar lida diariamente. Atualmente, o site e o aplicativo da Decolar oferecem produtos de mais de 300 companhias aéreas, mais de 1 milhão de opções de acomodação e ainda a oferta de 1.260 locadoras de veículos e cerca de 200 provedores de serviços de destino.

“Nascemos e crescemos utilizando a tecnologia e a inovação para ajudar a tornar as viagens mais fáceis e cada vez mais acessíveis”, destaca Daniel Zelmann, Chief Product Officer da Decolar. Entretanto, Zelmann destaca que, como toda tecnologia, a IA também tem suas limitações e pontos de atenção. “Por isso, escolhemos os melhores parceiros e unimos os nossos talentos internos trabalhando para desenvolver tecnologias robustas, sempre atentos à privacidade e segurança dos dados com os quais trabalhamos.”

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A IA também se tornou uma importante aliada da Decolar para personalizar as experiências e necessidades de clientes na plataforma, assim como oferecer suporte para completar uma viagem com a Decolar. “Analisamos mais de 3 milhões de combinações por dia para recomendar o melhor itinerário aos viajantes. Esses dados, somados ao nosso conhecimento dos destinos, permite oferecer recomendações personalizadas”, afirma Zelmann.

Por meio da tecnologia, a companhia pode indicar se o preço de um voo está abaixo do usual e, portanto, se é uma boa oportunidade para o viajante. Além disso, permite a combinação de voos – por exemplo, um voo só de ida em uma companhia aérea e o voo de volta em outra, de modo que o cliente tenha disponíveis as melhores opções para sua viagem.

“Acreditamos que há espaço para um trabalho conjunto de IA e os agentes de viagem, que teriam sua atividade otimizada com o uso dessa tecnologia, ajudando a selecionar as melhores opções de hospedagem e também facilitando as ações de pós-venda”, explica Zelmann.

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Redação

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