Categories: Notícias

Dassault Systèmes apoia médicos no tratamento de doenças do coração

A Dassault Systèmes, fornecedora de software de design 3D e soluções de Product Lifecycle Management (PLM), assinou um acordo colaborativo de pesquisa de cinco anos com a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos. A parceria prevê o desenvolvimento de soluções em 3D para apoiar no tratamento e diagnósticos de doenças do coração.

A fornecedora de software francesa utilizará suas tecnologias para a criação e uso de corações em três dimensões para o desenvolvimento de dispositivos médicos. Desenvolvido com a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes, o “Living Heart Project”, anunciado em maio deste ano, tornou-se em poucos meses o primeiro simulador de coração em 3D já disponível para testes em sua versão beta, segundo informa a companhia francesa.

O acordo fechado com a FDA está voltado, inicialmente, ao desenvolvimento de paradigmas de testes para inserção, substituição e desempenho de exemplos de marcapassos e outros dispositivos cardiovasculares que podem vir a ser usados no tratamento de doenças do coração.

Modelo colaborativo

Com uso de um modelo de desenvolvimento colaborativo (crowdsourcing) de tecnologia, que protege a propriedade intelectual de cada membro e permite o compartilhamento de resultados, o “Living Heart Project” está sendo desenvolvido com a colaboração de importantes cardiologistas.

Participam também do grupo de desenvolvimento empresas de dispositivos médicos e pesquisadores acadêmicos. Esses profissionais atuam na avaliação do uso do modelo de coração simulado nos testes de dispositivos médicos, aprimorando o diagnóstico clínico e orientando o planejamento pré-cirúrgico.

As 30 organizações que participam como membros contribuintes, integram mais de 100 especialistas cardiovasculares de pesquisas, da indústria e da medicina para permitir o acesso ao simulador de coração para testes e, com isso, a aceleração do programa via crowdsourcing.

Os pesquisadores associaram-se ao Medical Device Innovation Consortium (MDIC) com o objetivo de acelerar o processo de aprovação de dispositivos médicos, além de estimular a inovação, melhorar a confiabilidade dos pacientes e reduzir custos.

O projeto já foi usado para validar a eficácia de um moderno dispositivo de assistência de válvula antes da inserção do aparelho em um paciente real, além de compreender a progressão da doença cardíaca.

“A modelagem e a simulação computacional têm o potencial de revolucionar o campo dos dispositivos médicos e da saúde ao acelerar a inovação e oferecer evidências abrangentes de segurança em longo prazo”, diz Bill Murray, CEO do Medical Device Innovation Consortium.

Recent Posts

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

39 minutos ago

Körber Supply Chain: Brasil moderniza cadeia de suprimentos ao ver escassez de mão de obra

A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…

1 hora ago

IoT Solutions Congress Brasil reunirá palestrantes da Nasa e da Casa Branca

Um evento que promete debater as maiores inovações e tendências sobre internet das coisas (IoT)…

3 horas ago

Gartner: 5 tendências de engenharia de software para 2024

Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…

4 horas ago

Scala Data Centers testa com sucesso uso de diesel verde

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…

4 horas ago

“Decisões que tomamos hoje podem estar erradas em seis meses”, diz chefe de IA da Dell

Implementar uma arquitetura aberta e flexível para poder se adaptar ao rápido ritmo de evolução…

4 horas ago