Cultura de startups é contribuição vital para Movimento Brasil Digital

O Movimento Brasil Digital, iniciativa gerada pela parceria entre EDP, EY, Korn Ferry, FIAPInstituto IT Mídia e Fundação Dom Cabral (FDC), lançada oficialmente ontem (02/08), conta com a participação até o momento de 26 empresas atuantes em variados setores da economia. Uma delas é a mineira Zup, startup nascida em 2011 com o propósito de levar inovação às empresas, justo um dos principais objetivos do movimento.

A missão do Movimento Brasil Digital é influenciar e promover o diálogo entre os setores público e privado, para a construção de propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro da estratégia do Brasil. Dessa forma, o grupo pretende contribuir para preparar a sociedade para as profissões do futuro de forma humanizada, gerando ocupações qualificadas e garantindo sustentação do crescimento econômico em solo nacional.

Para Bruno Pierobom, CEO da Zup, essa movimentação é muito importante, pois promove o engajamento da iniciativa privada em prol de um objetivo comum para a evolução da sociedade e sua inclusão no digital. “Todos nesse grupo, que irá crescer, podem contribuir para que o movimento atinja seus objetivos. O País precisa avançar no digital, pois não é mais uma questão de escolha. Mas é necessário capacitar as pessoas para quer possam ser incluí-las nesse novo cenário”, disse.

Pierobom destacou que a Zup traz para esse grupo a cultura própria das startups, com berço digital, metodologias e modelos de trabalho diferenciados, que primam pela colaboração, ebulição de ideias. “Sabemos como formar pensadores, não executores de tarefas preestabelecidas.” E acrescenta: “Podemos compartilhar experiências e conhecimento por meio de programas como o Hacking The Fire, um hackathon realizado em Uberlândia (MG) para o desenvolvimento de soluções voltadas ao Corpo de Bombeiros da região”. Por meio de hackathons como esse, ele prosseguiu, é possível dar oportunidades aos jovens, fomentar a cultura do digital e ainda causar impacto social.

Outra questão relevante apontada pelo executivo é que o Movimento Brasil Digital, que irá aquecer as oportunidades no mercado brasileiro, irá estancar a necessidade de os nossos jovens saírem do país para buscarem empregos nos Estados Unidos, como vem acontecendo. “Precisamos retê-los e prepará-los em tecnologias globais e emergentes para as novas oportunidades. A meta do Movimento Brasil Digital é ajudar a treinar mais de 1 milhão de profissionais até 2015”, reiterou.

Ações de incentivo ao empreendedorismo no Brasil

De acordo com levantamento da Fundação Dom Cabral para o Movimento Brasil Digital, várias ações são necessárias para incentivar o País na jornada do empreendedorismo. Entre elas:

  • Empresas brasileiras precisam integrar-se à cadeia produtiva global, participando do ecossistema digital.
  • Fortalecimento dos ecossistemas locais, com interação entre grandes empresas e startups e promoção de interoperabilidade e melhores práticas.
  • Ampliação de linhas de financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação e compras governamentais podem alavancar o empreendedorismo.
  • Atenção especial às pequenas empresas, que necessitam de apoio para adoção de novas tecnologias e contratação de profissionais qualificados.
  • Fortalecimento de centros de pesquisa e aproximação do setor produtivo e academia para incentivo à inovação.
  • Desburocratização do processo de abertura de empresas, redução da carga tributária e simplificação da prestação de contas do fisco para melhorar o ambiente de negócios.
  • Ampliação do acesso ao capital para fomento do empreendedorismo. Medidas incluem o incentivo à organização de grupos de investidores-anjo.
  • Digitalização de setores-chave, como saúde e mercado financeiro, para impulsionar o empreendedorismo.

Conheça o Movimento Brasil Digital

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

21 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

23 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

24 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago