Cultura de startups é contribuição vital para Movimento Brasil Digital

Startup Zup integra iniciativa e acredita no DNA inovador como dínamo para acelerar digital no País

Author Photo
10:59 am - 03 de agosto de 2018

O Movimento Brasil Digital, iniciativa gerada pela parceria entre EDP, EY, Korn Ferry, FIAPInstituto IT Mídia e Fundação Dom Cabral (FDC), lançada oficialmente ontem (02/08), conta com a participação até o momento de 26 empresas atuantes em variados setores da economia. Uma delas é a mineira Zup, startup nascida em 2011 com o propósito de levar inovação às empresas, justo um dos principais objetivos do movimento.

A missão do Movimento Brasil Digital é influenciar e promover o diálogo entre os setores público e privado, para a construção de propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro da estratégia do Brasil. Dessa forma, o grupo pretende contribuir para preparar a sociedade para as profissões do futuro de forma humanizada, gerando ocupações qualificadas e garantindo sustentação do crescimento econômico em solo nacional.

Para Bruno Pierobom, CEO da Zup, essa movimentação é muito importante, pois promove o engajamento da iniciativa privada em prol de um objetivo comum para a evolução da sociedade e sua inclusão no digital. “Todos nesse grupo, que irá crescer, podem contribuir para que o movimento atinja seus objetivos. O País precisa avançar no digital, pois não é mais uma questão de escolha. Mas é necessário capacitar as pessoas para quer possam ser incluí-las nesse novo cenário”, disse.

Pierobom destacou que a Zup traz para esse grupo a cultura própria das startups, com berço digital, metodologias e modelos de trabalho diferenciados, que primam pela colaboração, ebulição de ideias. “Sabemos como formar pensadores, não executores de tarefas preestabelecidas.” E acrescenta: “Podemos compartilhar experiências e conhecimento por meio de programas como o Hacking The Fire, um hackathon realizado em Uberlândia (MG) para o desenvolvimento de soluções voltadas ao Corpo de Bombeiros da região”. Por meio de hackathons como esse, ele prosseguiu, é possível dar oportunidades aos jovens, fomentar a cultura do digital e ainda causar impacto social.

Outra questão relevante apontada pelo executivo é que o Movimento Brasil Digital, que irá aquecer as oportunidades no mercado brasileiro, irá estancar a necessidade de os nossos jovens saírem do país para buscarem empregos nos Estados Unidos, como vem acontecendo. “Precisamos retê-los e prepará-los em tecnologias globais e emergentes para as novas oportunidades. A meta do Movimento Brasil Digital é ajudar a treinar mais de 1 milhão de profissionais até 2015”, reiterou.

Ações de incentivo ao empreendedorismo no Brasil

De acordo com levantamento da Fundação Dom Cabral para o Movimento Brasil Digital, várias ações são necessárias para incentivar o País na jornada do empreendedorismo. Entre elas:

  • Empresas brasileiras precisam integrar-se à cadeia produtiva global, participando do ecossistema digital.
  • Fortalecimento dos ecossistemas locais, com interação entre grandes empresas e startups e promoção de interoperabilidade e melhores práticas.
  • Ampliação de linhas de financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação e compras governamentais podem alavancar o empreendedorismo.
  • Atenção especial às pequenas empresas, que necessitam de apoio para adoção de novas tecnologias e contratação de profissionais qualificados.
  • Fortalecimento de centros de pesquisa e aproximação do setor produtivo e academia para incentivo à inovação.
  • Desburocratização do processo de abertura de empresas, redução da carga tributária e simplificação da prestação de contas do fisco para melhorar o ambiente de negócios.
  • Ampliação do acesso ao capital para fomento do empreendedorismo. Medidas incluem o incentivo à organização de grupos de investidores-anjo.
  • Digitalização de setores-chave, como saúde e mercado financeiro, para impulsionar o empreendedorismo.

Conheça o Movimento Brasil Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.