Construtechs somaram mais de R$ 700 milhões em investimentos desde janeiro de 2022

Levantamento traz as principais tendências para o setor

Author Photo
3:40 pm - 12 de dezembro de 2023
Construtechs

Entre janeiro de 2022 e novembro de 2023, os investimentos no setor de construtechs somou R$ 748 milhões, de acordo com um levantamento realizado pela Liga Ventures em parceria com o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo). Nesse cenário, despontaram as verticais de construção modular e desenvolvimento imobiliário.  

Analisando a maturidade dessas empresas, o estudo revela uma cena equilibrada: 42% estáveis, 29% emergentes, 21% nascentes e 8% disruptivas. Quanto às tecnologias mais aplicadas, Marketplace, Dashboard, Data Analytics, API e Relatórios Automatizados lideram. Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 93% das startups têm como foco o mercado B2B. 

Leia mais: Construtech do Amapá, OrçaFascio inaugura sede no ABC Paulista 

A distribuição geográfica das construtechs ativas mostra São Paulo liderando com 41%, seguido por Minas Gerais (14%), Paraná (12%), Santa Catarina (11%), Rio Grande do Sul (6%), Rio de Janeiro (5%), Distrito Federal (3%), Goiás (2%), Pernambuco (2%) e Bahia (1%). 

Ao todo, foram mapeadas 251 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias. O estudo também revela que cerca de 26,4% dessas empresas foram criadas entre 2019 e 2022. As categorias de construtechs fundadas de 2020 a 2023 foram: cotação e compra de insumos (18%); construção modular (12%); realidade virtual e interatividade (9%); geração e controle de obra (6%) e inspeção e monitoramento (6%); 

Investimentos e aplicações tecnológicas 

Segundo Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures, “Além de impulsionar a eficiência e a inovação do segmento, trabalhar em parceria com essas startups oferece às empresas a oportunidade de incorporar tecnologias avançadas internamente, que otimizam os processos; promover a sustentabilidade, pauta que é cada vez mais relevante na nossa sociedade, e elevar os negócios a um novo patamar, ajudando a entregar soluções que atendam às reais necessidades da população”. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.