Confiança das pessoas é a base para IA realizar promessas, diz Accenture

Relatório da Accenture, Technology Vision 2025, indica ‘nova era de autonomia’ do uso de IA nos negócios

Author Photo
9:00 am - 21 de janeiro de 2025
Imagem: Shutterstock

Uma nova era de digitalização surgindo, com a inteligência artificial (IA) aprendendo continuamente e impulsionando a autonomia nas organizações, o que vai exigir confiança dos gestores para que a IA cumpra as promessas. Esse é o futuro descrito pela Accenture, que revelou no começo do ano a 25ª edição de seu relatório Technology Vision.

A empresa define o futuro como “moldado pela independência alimentada pela IA”. O estudo indica, segundo 69% dos executivos ouvidos por ele, que a IA traz urgência para a reinvenção e para a forma como os sistemas e os processos são projetados, construídos e operados. A pesquisa também prevê que a IA atuará cada vez mais como parceira de desenvolvimento de tecnologia e como embaixadora de marca pessoal.

“Mas desbloquear os benefícios da IA só será possível se os líderes aproveitarem a oportunidade para injetar e desenvolver confiança em seu desempenho e resultados de forma sistemática, para que empresas e pessoas possam desbloquear [suas] incríveis possibilidades”, diz em comunicado Julie Sweet, CEO da Accenture.

Leia ainda: Organizações estão revendo metas climáticas devido ao impacto ambiental da IA generativa

Segundo a consultoria, a confiança na IA – de que funciona de forma justa e conforme o esperado – é importante para que ela tenha impacto tão amplo e positivo quanto o previsto. Isso significa que os sistemas digitais e os modelos de IA são mais precisos, previsíveis, consistentes e rastreáveis, além do uso responsável.

A maioria dos executivos (77%) acredita que os verdadeiros benefícios da IA só serão possíveis quando construídos sobre uma base de confiança, e um pouco mais (81%) concorda que a estratégia de confiança deve evoluir paralelamente a qualquer estratégia de tecnologia.

“Embora as tecnologias convencionais tenham apoiado por muito tempo necessidades comerciais predeterminadas, este é um momento de transição geracional. A autonomia criada por esses sistemas generalizados de IA pode ajudar as organizações a serem, mais do que nunca, dinâmicas e orientadas por intenções”, explica Karthik Narain, executivo-chefe de tecnologia e CTO da Accenture. “Mas a confiança é a base de tudo, pois os sistemas só serão tão autônomos quando forem confiáveis.”

O estudo faz uma análise do cenário empresarial para, segundo a Accenture, identificar as tendências tecnológicas com maior probabilidade de impactar negócios e setores. As informações do relatório 2025 foram coletadas de um conselho consultivo externo de mais de duas dúzias de especialistas que abrangem o setor acadêmico, empresarial e público.

A pesquisa primária global incluiu duas etapas paralelas: mais de 4 mil executivos de 21 setores e 28 países e mais de 12 mil consumidores, realizadas de outubro a dezembro de 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.