Conceito de ESG está decaindo em mercados de investimentos, segundo especialista

Robert Jenkins, da Lipper, acredita que a IA pode revolucionar o ESG, trazendo clareza e legitimidade às métricas

Author Photo
9:00 am - 27 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

O mercado de investimento em questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) nos EUA está em declínio, com fluxos de investimento e ativos sob gestão diminuindo. O especialista Robert Jenkins argumenta que o conceito de ESG está falido, pois a materialidade não pode ser incorporada de maneira qualitativa, tornando as métricas ESG problemáticas. Ele sugere a necessidade de uma abordagem mais ampla para investimentos responsáveis.

Em entrevista ao Before the Bell, da CNN, Jenkins, Chefe de Pesquisa Global da Lipper, explicou porque suas preocupações com o atual conceito e suas métricas precisam ser abandonadas.

“Eu sempre quis ver o fim desse termo, acho que é terrível. Se você já esteve muito envolvido e tentou calcular pontuações ESG reais para empresas, descobre como é impossível reunir esses três pilares analíticos muito diferentes em uma única pontuação que realmente lhe diga algo significativo sobre a empresa como um todo”, disse o especialista no Before the Bell.

Leia mais: Empresas que aliam tecnologia ao ESG apresentam melhor desempenho nos negócios

Além disso, para ilustrar, Jenkins explica que as indústrias intensivas em carbono, como o petróleo, sabem como ajustar suas métricas para parecerem favoráveis. Ele destacou que as métricas ESG têm desafiado a intuição, citando o exemplo de uma empresa de fracking com uma alta classificação ambiental em comparação com uma empresa de streaming de vídeo que recebeu uma classificação muito mais baixa.

No entanto, Jenkins acredita que o ESG pode ser revitalizado com a ajuda da inteligência artificial, que pode processar grandes volumes de dados de forma mais transparente e precisa. “Se você puder incorporar as imensas capacidades computacionais de um modelo de IA para processar todos os dados com transparência, isso trará legitimidade de volta”, disse. Ele prevê um ressurgimento do ESG de uma nova maneira com o auxílio da IA.

Quando questionado sobre as tendências nos investimentos ESG no último trimestre nos Estados Unidos, Jenkins notou que, após um crescimento acentuado impulsionado pela pandemia, houve uma divisão nos produtos ESG no país, levando a saídas de capital. Ele também relacionou a mudança de sentimentos em relação ao ESG com o conflito na Ucrânia e as preocupações com indústrias de defesa e energia.

No entanto, Jenkins acredita que, embora as tensões geopolíticas tenham impactado os fluxos nos fundos ESG, uma nova abordagem que se concentre na solidariedade e alívio humanitário pode ajudar a revitalizar o interesse nesse tipo de investimento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações da CNN Business

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.