Empresas que aliam tecnologia ao ESG apresentam melhor desempenho nos negócios

Ao integrar sustentabilidade na estratégia digital, empresas avançam metas ESG e criam retorno econômico que ajuda a financiar a jornada, diz BMG

Author Photo
12:10 pm - 25 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

As empresas que estão empregando tecnologia para endereçar suas metas de sustentabilidade e ESG estão conseguindo gerar não apenas benefícios ambientais, mas também resultados econômicos importantes, identificou o relatório “Fusing Sustainability and Digital Sparks Powerful Performance”, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG).

Segundo a pesquisa global, que ouviu 2.700 executivos, as empresas líderes na adoção da abordagem EcoDigital – aquelas que estão melhor posicionadas para aproveitar a transformação digital em prol do meio ambiente – experimentaram um aumento significativo no desempenho geral de seus negócios enquanto aceleravam seus esforços para atingir emissões zero de carbono.

Durante o período de um ano, essas empresas registraram um crescimento médio de receita de 3 pontos percentuais e um aumento de 4 pontos percentuais no EBIT (lucros antes de juros e impostos). Além disso, de acordo com estimativas, é possível reduzir as emissões de carbono em patamares que variam entre 30% e 70%.

“Ao integrar a sustentabilidade na estratégia digital, as empresas não apenas avançam em direção a suas metas de ESG, como também criam um retorno econômico que ajuda a financiar a jornada”, destaca o BCG no relatório.

ESG e tecnologia

Entre os princípios-chave que o BCG identificou das empresas EcoDigitais estão o uso de tecnologias como a inteligência artificial para alcançar metas estratégicas e sustentáveis ao mesmo tempo; uso eficiente de energia e adoção de práticas de infraestrutura que promovam a descarbonização do consumo e a identificação de oportunidades para criar modelos de negócios que mitigam o impacto no meio ambiente.

Para ajudar as empresas a integrar todos esses princípios, o BCG sugere uma abordagem de quatro etapas:

  • Avalie: utilize um índice para avaliar a maturidade EcoDigital da empresa e identificar oportunidades de melhoria.
  • Planeje: desenvolva um roteiro para se tornar uma empresa EcoDigital, priorizando casos de uso que gerem valor econômico e ambiental.
  • Entregue: implemente tecnologias verdes enquanto desenvolve casos de uso, acelerando assim a criação de valor.
  • Melhore: meça continuamente o desempenho e ajuste a estratégia conforme necessário, participando de iniciativas para estabelecer padrões e melhores práticas.

A consultoria defende que quanto mais cedo as empresas adotarem essa nova abordagem, mais rápido poderão alcançar seus objetivos e criar uma vantagem para si mesmas e para o planeta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.