Compass UOL treinará 15 mil alunos em IA generativa via AWS

Expansão do Compass Academy quer preparar alunos para projetos de transformação digital nos setores financeiro, de bens de consumo e saúde

Author Photo
4:37 pm - 05 de maio de 2023
programador, trabalhador, homem Foto: Shutterstock

A Compass UOL anunciou essa semana a ampliação do programa Compass Academy, iniciativa que busca capacitar 15 mil estudantes de ciência da computação a programar em plataformas de computação em nuvem. O foco agora é em inteligência artificial (IA) generativa com base na engenharia de software de IA assistida da companhia.

A expansão vai, segundo a empresa, preparar alunos para trabalharem com a plataforma Amazon Web Services (AWS) em projetos focados na transformação digital de empresas que oferecem serviços financeiros, bens de consumo e  assistência médica.

Desde 2013, a Compass Academy concedeu mais de 2.600 bolsas em 180 edições em parceria com 100 universidades. A fim de consolidar a expansão, a empresa tem buscado parcerias com mais universidades dos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Veja: Para brasileiros, futuro do trabalho está na indústria de TI

A ideia é que a iniciativa chegue até comunidades carentes.

A Universidade de Port Harcourt (Uniport), da Nigéria, é o mais recente parceiro da Compass Academy. O programa na Uniport consiste em cinco meses de formação divididos em dois níveis – básico e avançado. O básico combina aulas assíncronas, tutoriais ao vivo e desafios práticos, permitindo formação em linguagens de programação Node e React, e na utilização de ferramentas de IA generativa para desenvolvimento de software.

Os alunos que se destacarem terão depois mais dois meses de preparação antes dos exames de certificação AWS, em outubro. As aulas abrangem as plataformas AWS Bedrock e AWS Code Whisperer, que acabam de ser lançadas pela AWS.

Universidades interessadas em parcerias com a Compass Academy podem acessar esse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.