Notícias

Como sua companhia pode evoluir para a nova realidade da Indústria 4.0?

Cerca de 88% das companhias incluídas na lista da Fortune 500 em 1955, já não existem ou estão fora deste ranking atualmente. Esse foi um dos impactos mais visíveis e tangíveis da revolução digital nos últimos 60 anos.

Hoje, com a rápida incorporação de tecnologias 4.0 que conectam o mundo físico ao virtual, estamos, provavelmente, diante da quarta revolução industrial. Qual será o impacto dessa nova revolução agora? É difícil conseguir dimensioná-lo numericamente. No entanto, é claro que essa nova realidade obriga as empresas a maximizar sua adaptabilidade para garantir a sustentabilidade dos negócios.

O setor 4.0 faz com que as empresas tenham cada vez mais acesso a dados em tempo real, alterando drasticamente a tomada de decisões que afetam todo o processo de produção. A eficiência no uso da Internet das coisas, da inteligência artificial, da impressão 3D e da robótica para criar processos automatizados, rápidos e altamente personalizáveis estão mudando a maneira como trabalhamos hoje. E isso inclui todos os setores e mercados, sem distinção, envolvendo nosso time e, também, nossos clientes.

Diante dessa nova realidade, é importante começar com uma ampla avaliação dos negócios, a fim de identificar as principais áreas para melhorar o desempenho organizacional de nossos clientes. Essa proposição implica em capacitar os espaços de trabalho digitais, impactando positivamente a experiência dos colaboradores deles e de seus próprios clientes.

Com esse objetivo, o diagnóstico analítico deve se concentrar em entender o quanto os processos do ambiente de trabalho já se encontram “digitais” atualmente, bem como de que maneira eles podem ser otimizados e também automatizados. A chave é entender como esses processos podem contribuir para a geração de informações importantes para a empresa na tomada de decisões, em tempo real.

Como último passo no processo de transformação, os serviços e soluções tecnológicas devem se concentrar em apoiar os líderes da empresa no desenvolvimento e na conversão de suas estratégias em processos inteiramente digitais, considerando todas as informações úteis e agora disponíveis. A partir desse ponto, eles começam a avançar em direção a experiências excepcionais para funcionários e clientes, para que o crescimento sustentável da companhia seja promovido por meio das plataformas digitais.

Concluindo, diante de nosso cenário atual, é fundamental para que as companhias se mantenham competitivas que exista atenção à incorporação de novas soluções e tecnologias. Ainda, que sejam juntas integradas aos novos modelos de negócios e alinhadas às necessidades e expectativas da empresa. O resultado final é a conquista de processos mais eficientes, maior economia e melhores resultados operacionais. Em suma, uma companhia de acordo com a nova realidade da Indústria 4.0.

*Por Diego Imperio, Presidente e CEO da Ricoh Latin America

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

13 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

15 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

16 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

17 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

18 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

19 horas ago