Como a IA está remodelando a demanda por habilidades e talentos de TI

Com a inteligência artificial prestes a se tornar uma prioridade de negócios em todos os setores, os empregadores estão de olho nas habilidades

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3:00 pm - 20 de julho de 2023
reconhecimento facial, IA, inteligência artificial, FACET Foto: Shutterstock

A Inteligência Artificial (IA) está rapidamente se tornando uma parte essencial do trabalho diário. Já está sendo usado para ajudar a melhorar os processos operacionais, fortalecer o atendimento ao cliente, medir a experiência do funcionário e reforçar os esforços de segurança cibernética, entre outras aplicações. E com a IA aprofundando sua presença na vida cotidiana, à medida que mais pessoas recorrem aos serviços de bots de IA, como o ChatGPT, para responder a perguntas e obter ajuda nas tarefas, sua presença no local de trabalho só aumentará.

Grande parte da discussão em torno da IA no local de trabalho tem sido sobre os empregos que ela poderia substituir. Também gerou conversas sobre questões de ética, conformidade e governança, com muitas empresas adotando uma abordagem cautelosa para adotar tecnologias de IA e líderes de TI debatendo o melhor caminho a seguir.

Embora a promessa total da IA ainda seja incerta, seu impacto inicial no local de trabalho não pode ser ignorado. Está claro que a IA deixará sua marca em todos os setores nos próximos anos e já está criando uma mudança na demanda por habilidades que os empregadores procuram. A IA também despertou um interesse renovado em habilidades de TI de longa data, ao mesmo tempo em que cria funções e habilidades totalmente novas que as empresas precisarão adotar para utilizar a IA com sucesso.

Empregos e habilidades emergentes de IA

O aumento da IA no local de trabalho tem criado demanda por novos e emergentes cargos na área de TI e além. Entre os principais estão os cargos de engenheiros de prompts, especialistas em conformidade de IA e gerentes de produtos de IA, de acordo com Jim Chilton, CTO do Grupo Cengage.

Outros cargos emergentes incluem anotadores de dados de IA, profissionais jurídicos especializados em regulamentação de IA, consultores de ética em IA e moderadores de conteúdo para rastrear possíveis desinformações relacionadas à IA, afirma Robert Kim, CTO da Presidio.

As organizações também estão buscando habilidades de TI mais estabelecidas, como análise preditiva, processamento de linguagem natural, deep learning e machine learning, diz Mike Hendrickson, vice-presidente de Produtos de Tecnologia e Desenvolvimento da Skillsoft. Além dessas habilidades, ele diz que também viu um aumento na demanda por habilidades em grandes modelos de linguagem, ChatGPT e bots de IA generativa semelhantes.

A IA também criou uma demanda por novas funções C-Level. “focadas puramente em alavancar a IA generativa em todos os aspectos dos negócios – desde formas internas de trabalho até soluções externas de produtos com IA para clientes”, diz Chilton.

“Aqueles que abraçarem a tecnologia e entenderem como usá-la para acelerar e melhorar seu trabalho serão recompensados, enquanto os que não o fizerem ficarão para trás”, diz Chilton. “Em última análise, a barreira de lucratividade entre aqueles que adotam a IA e aqueles que não o fazem determinará a longevidade desses negócios ou mesmo dessas indústrias.”

As habilidades ágeis o colocarão um passo à frente

Ágil pode não ser a primeira habilidade em que você pensa quando se trata de IA, mas as empresas que já adotaram fluxos de trabalho e mentalidades ágeis estarão em melhor posição para integrar ferramentas e soluções de IA. Essas organizações estarão mais bem preparadas para acomodar a rápida mudança associada à IA, facilitando a adoção de novas tecnologias conforme elas surgem.

Organizações com uma mentalidade ágil e de DevOps, onde há implantação contínua, redesimplantação e testes, já estão bem acostumadas ao processo de lançar novos processos, serviços ou produtos e, em seguida, receber feedback e melhorar continuamente. Essa mentalidade facilitará para essas empresas adotar e implementar rapidamente ferramentas e soluções de IA em comparação com empresas com processos mais lentos, tecnologia legada ou obstáculos à implantação.

Há também uma necessidade crescente de domínio e conhecimento organizacional associado à IA, pois é vital ter uma compreensão profunda das necessidades organizacionais para determinar quais tecnologias de IA serão mais adequadas para um determinado aplicativo. “Aqueles que têm agilidade em sua organização poderão aproveitar essa experiência e conhecimento de domínio muito melhor”, diz Hendrickson.

Um foco mais forte na segurança

A IA abre novas portas para ameaças de segurança e problemas de conformidade, que as organizações devem estar preparadas para enfrentar.

“Do lado técnico, considero a segurança extremamente importante”, diz Hendrickson. “Muitas empresas dizem: ‘Ainda não estamos permitindo que as pessoas toquem no ChatGPT, apenas não estamos permitindo — está bloqueado’”. Mas a propensão dos usuários finais para encontrar maneiras de melhorar seus processos de trabalho sem dúvida levará níveis maiores de shadow IT em torno dessas tecnologias emergentes e, portanto, as implicações de segurança eventualmente precisarão ser abordadas além de simplesmente tentar conter a maré.

Além disso, Hendrickson aponta para o fato de que, apenas alguns anos atrás, as discussões sobre machine learning giravam em torno de sua capacidade de quebrar a criptografia e, com o machine learning quântico no horizonte, essa preocupação só aumentou. À medida que as empresas navegam na IA no local de trabalho, elas precisam de profissionais qualificados que possam identificar riscos potenciais e apontar possíveis soluções.

Também há complexidades crescentes em relação ao “gerenciamento da infraestrutura e das plataformas que fornecem recursos para alimentar aplicativos e para armazenar e acessar dados”, diz Kim. As organizações precisarão de pessoas capazes de empregar automação para ajudar a proteger, provisionar e orquestrar essas modernas plataformas distribuídas.

Habilidades interpessoais persistem

As habilidades técnicas estão mudando mais rápido do que nunca – a ponto de ser provável que o que os alunos aprendem no primeiro ano de um curso de ciência da computação possa se tornar obsoleto logo após a formatura. A IA apenas acelerará o ritmo da tecnologia e até mesmo automatizará algumas das hard skills que os profissionais de TI têm a oferecer, o que significa que as soft skills se tornarão mais importantes.

“A meia-vida para hard skills ou habilidades técnicas está diminuindo à medida que a tecnologia muda rapidamente”, diz Chilton. “Apenas alguns anos atrás, houve um grande esforço para que todos aprendessem a programar. Embora ainda precisemos de pessoas que saibam codificar, o crescimento de plataformas low-code e no-code agora reduz a necessidade de habilidades de codificação. As habilidades mais duradouras tendem a ser aquelas como a capacidade de pensar criticamente, resolver problemas, comunicar-se com eficácia e colaborar com os outros”.

Com a IA, também há a oportunidade para as organizações diminuírem as tarefas administrativas, tediosas e mundanas, diz Kim. Isso liberará os trabalhadores para se concentrarem em projetos que exigem mais inteligência e exigem uma ênfase mais forte no gerenciamento de tempo, colaboração em equipe e liderança para garantir o sucesso.

A demanda por trabalhadores investidos em aprendizado e desenvolvimento contínuo também continuará. Indo para a tecnologia, os trabalhadores assumem um “compromisso implícito consigo mesmos de que aprenderão e melhorarão continuamente porque a tecnologia muda muito rapidamente”, diz Hendrickson. As empresas ficarão ainda mais motivadas a contratar profissionais de tecnologia que demonstrem um compromisso e paixão em aprender novas habilidades e manter o controle sobre as tecnologias emergentes.

De olho na qualificação

Como acontece com a maioria das coisas de TI, a demanda por habilidades de IA ultrapassará o mercado de talentos, portanto, as empresas precisarão se voltar para dentro e identificar oportunidades de treinamento.

Para resolver isso, Hendrickson diz que a Skillsoft criou equipes em torno de indivíduos com experiência em IA, encarregando-os de melhorar as habilidades de outras pessoas na organização. Tais abordagens para construir talentos de dentro fornecem um enorme benefício, argumenta ele, pois enfatizam a importância do domínio e do conhecimento organizacional.

“Você deseja aprimorar as habilidades das pessoas em sua organização porque elas já têm conhecimento dos produtos em potencial ou de quaisquer benefícios”, diz ele. Em vez de contratar de concorrentes ou de fora da organização, “pegue o talento que você tem e aprimore-o nas funções certas”, acrescenta. Você não apenas obterá as habilidades necessárias para avançar na adoção da IA, mas também manterá essa experiência e conhecimento organizacional e de domínio que são tão vitais para a transformação digital.

Outra área que se beneficiará com o aprimoramento é a ética da IA. Ter funcionários com forte experiência de domínio e conhecimento organizacional que possam ficar de olho nas questões éticas que surgem em torno da IA será crucial. Hendrickson chama essas pessoas de “humanos no circuito”, pois fornecem verificações e contrapesos humanos para monitorar a veracidade e o valor da IA generativa.

Hendrickson cita o exemplo de usar o Bard e o ChatGPT para escrever código para extrair informações de um site e utilizar uma IA para verificar o trabalho da outra IA. Os programas finais não funcionaram, embora ambas as IAs afirmassem que a programação estava correta. Nesse caso, foi necessário o olhar humano para identificar os erros cometidos por ambas as IA. No final das contas, os resultados da IA generativa não são suficientemente sólidos para serem confiáveis sem o envolvimento de seres humanos para verificação dos fatos.

“Mesmo se estivermos programando com um bot, o humano é quem fará a escolha final”, diz Hendrickson.

Adicione a verificação de sanidade da IA (“AI sanity checks”) à sua lista de habilidades essenciais do futuro.

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