Com uso de dados, ONG da Amazônia quer duplicar estrutura de atendimento

Fundação Amazônia Sustentável vai usar tecnologia da SAP para ‘organizar a casa’ e alavancar projetos de conservação e empreendedorismo

Author Photo
8:56 pm - 09 de setembro de 2022
Foto: Shutterstock

Quando eu conversei com Michelle Costa, superintendente de gestão e planejamento da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em um dos corredores do SAP Sapphire realizado em São Paulo nessa sexta (9), ela parecia genuinamente feliz. Isso porque a fabricante alemã de software corporativo, que apoia a entidade de proteção da floresta pelo menos desde 2015, anunciou durante essa semana o que representa uma nova fase em termos de transformação digital para a entidade.

Dentro de suas iniciativas de responsabilidade social, a SAP está doando um pacote de inteligência de dados para a Fundação. A suíte roda na Business Technology Platform (BTP) da empresa, e inclui soluções como o Data Warehouse Cloud (de armazenamento de dados), o Analytics Cloud e o Sustainability Control Tower.

michele costa fas Com uso de dados, ONG da Amazônia quer duplicar estrutura de atendimento

Michelle Costa. Foto: Reprodução/LinkedIn

Essa última solução, aliás, será usada pela primeira vez na América Latina pela FAS – entre ONGs, é a primeira do mundo. O que o produto promete, segundo a SAP, é a possibilidade de usar dados para definir metas ESG, monitorando o progresso de iniciativas e obtendo insights de sustentabilidade confiáveis.

“Entender aquilo que funciona ou não funciona para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia é um desafio muito grande. Disso depende a efetividade dos investimentos que fazemos, colocar o recurso certo na coisa certa”, explica Michelle. Para ela, o uso das soluções doadas trará “maior alcance dos objetivos, tanto institucionais, que é perpetuar a Amazônia viva com todos e para todos, quanto dos nossos programas e projetos, que estão dentro dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável [ODS].”

Leia também: Bradesco e SAP Brasil anunciam parceria para PMEs

Segundo a superintendente, a tecnologia não só provê capacidade para lidar com dados e analisar resultados, mas também confere maior transparência para aqueles que doam recursos para a entidade, além de parceiros e sociedade. E ela sonha: “traz esperança de que é possível ter um mundo melhor e promover desenvolvimento sustentável. Que a sustentabilidade não é só uma palavra”.

Michelle não se furta de comentar os desafios técnicos impostos. Afinal, é uma equipe pequena para atuar em toda Amazônia (135 pessoas no total, com apenas cinco responsáveis pela área de tecnologia, inclusive infraestrutura). Por isso a parceria com a SAP também inclui consultoria, treinamentos e mentorias para os gestores da ONG.

“Eu diria que se não tivéssemos o apoio que temos da SAP ao longo desses anos, principalmente o aporte desse ano, teríamos seríssimas dificuldades com a perspectiva de crescimento que temos”, pondera a superintendente. “Para 2023 nossa meta é duplicar a estrutura da FAS com os novos projetos já assegurados. Para a gente arrumar a casa é a coisa mais importante a fazer agora.”

Arrumar a casa significa consolidar 15 anos de dados históricos e informações replicadas para diferentes áreas.

Fundação e futuro

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a FAS é uma organização civil sem fins lucrativos que apoia projetos de desenvolvimento sustentável e que contribuam para a conservação da Amazônia. Atua em diversos países da América Latina que são “tocados” pela floresta, a maior do mundo, e impacta 25,8 mil famílias em 119 territórios, incluindo 918 aldeias indígenas.

Segundo a SAP, os dashboards e relatórios gerados pelas ferramentas doadas tornarão possível mapear com profundidade os recursos aplicados pela fundação, todos relacionados aos ODS da ONU. A ideia é consolidar informações coletadas em campo pela entidade durante toda sua existência, oferecendo visão histórica aos gestores e parceiros sobre a situação de cada programa apoiado.

“Não é só gerar relatórios. Eles [da FAS] precisam de ajuda para estruturar a base de dados, e fazer com que os projetos que conduzem façam sentido, com informações validadas e constantemente analisadas pelos times”, explica Junior Freitas, vice-presidente de BTP da SAP Brasil. “Estamos trabalhando na estrutura dos dados e conectando com Analytics Cloud para [que a FAS possa] olhar essas informações e tomar decisões inteligentes.”

A ONG usava até aqui o software SAP Lumira, doado em 2015, para monitorar dados de comunidades atendidas na região. O suporte desde então envolve doações de software, organização de voluntariado, consultoria, inclusão digital e mentoria a pequenos empreendedores de negócios sustentáveis via incubadora da FAS.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.