Categories: Notícias

Com Grommet, HP quer levar experiência do consumidor para aplicações corporativas

A HP fez mais um aceno à comunidade open source. Desta vez, o movimento vai em direção à experiência do usuário com a plataforma Grommet. Simplificando a mensagem passada pelo CTO da companhia Martin Fink, durante o HP Discover, em Las Vegas (HP), trata-se de um framework de experiência do usuário onde será possível desenvolver interfaces simples como as encontradas em softwares utilizados por consumidores residenciais para o mundo corporativo.

Desde o advento do iPhone e a cultura dos aplicativos móveis com interfaces simples e com estética agradável, os principais desenvolvedores de softwares corporativos se viram num cenário complicado. Primeiro, porque a mobilidade entregou uma experiência com software tão simples que os consumidores dentro e fora das empresas passaram a ser mais exigentes; em segundo lugar, porque os sistemas de gestão nunca foram amigáveis e precisariam passar a ser.

A SAP, por exemplo, há alguns anos vem focando neste movimento e tem investido pesado para entregar as melhores interfaces em qualquer tipo de dispositivo. Outras fabricantes, como Totvs e Infor, estão seguindo a mesma trajetória.

Agora, a HP traz numa plataforma open source a mesma possibilidade: levar para o usuário o que ele quer. “Essa é a contribuição da companhia para que a indústria de TI amplie a experiência do usuário, por isso, não leva a marca HP”, comentou Fink durante o anúncio. 

Veja outras notícias do HP Discover 2015



Fink deixou a entender que a ideia desse framework surgiu por uma necessidade até da divisão de software da fabricante. Ele lembrou que, no passado, havia muita frustração dos clientes porque com cada produto HP eles tinham um tipo de experiência diferente, assim, era preciso que houvesse uma padronização, levando em consideração aquilo que eles tivessem de melhor.

Resultado dessa necessidade, a plataforma Grommet traz um compilado de tecnologias, ativos e templates para designer e desenvolveres criarem as melhores experiências em aplicações corporativas. “Ela traz para os desenvolvedores um arsenal de funcionalidades para que eles sejam mais produtivos”, prometeu.

A tecnologia open source utilizada para criação do Grommet tem a mesma base utilizada internamente pela HP no desenvolvimento de suas aplicações como a OneView, podendo ser totalmente adaptada as necessidade de uma empresa ou marca. 

Recent Posts

Como unir tecnologia e humanidade? A importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e progresso social

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

1 hora ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

2 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

16 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

17 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

17 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

19 horas ago