Com chatbot, escritório de advocacia conquista 1,3 mil clientes

À frente da Gonçalves Advocacia, estabelecida no interior de São Paulo, o advogado Rafael Gonçalves aumentou em 185% o número de clientes com uma única mudança na rotina do negócio: a adoção do chatbot para qualificação de leads, criado na plataforma de chatbots da Zenvia, empresa brasileira em mensagens e chatbots.

Gonçalves viralizou nas redes sociais há dois anos, por reconciliar um casal depois de fazer quatro perguntas à esposa que pedia o divórcio. E é numa rede social que o advogado mais atua: sua fanpage no Facebook conta com cinco estrelas em 5,6 mil avaliações e mais de 300 mil seguidores. Tanta atenção trouxe desafios.

“Tinha uma dificuldade enorme para separar o que era dúvida e o que era contratação. Mesmo com as redes sociais, não conseguia fazer a triagem de forma rápida e pontual. Tinha oito pessoas atendendo o mesmo número de clientes em cerca de uma hora, mas apenas três contratavam o serviço, enquanto os outros cinco queriam tirar dúvidas. Com o chatbot, o atendimento é rápido e pode ser feito a qualquer hora, mesmo com o maior número de clientes, que subiu de 700 para 2 mil. Eu busco aprimorar o atendimento para que os meus clientes saibam a atualização do processo sem precisar buscar a informação”, conta o advogado.

Como funciona o chatbot

O chatbot funciona no Messenger do advogado, integrado em sua fanpage. Basta o interessado clicar em “começar” e a interação tem início. A conversa é natural, com a escolha de uma área do direito – Família, Penal, Trabalhista, Aposentadorias ou Outros – e a seleção do item que mais se encaixa dentro do tópico.

O chatbot de atendimento também pergunta o resumo do caso, o e-mail e o telefone para que o contato seja rápido e eficiente. Depois, a conversa é enviada por e-mail ao escritório de advocacia e uma pessoa da equipe encaminha as solicitações a cada um dos quatro advogados que trabalham na Gonçalves Advocacia, conforme a especialidade.

“Assim, eu sei quantas solicitações eu tenho por área e região do Brasil. Depois da contratação da Zenvia, consigo inclusive policiar minhas publicações nas redes sociais, equilibrando conteúdos e demandas. Também consegui montar um mailing com mais de 2 mil e-mails cadastrados, onde 80% vieram do atendimento por chatbot, em que cerca de 70% são voltados a direito de família. O retorno foi tão positivo que antes eu tinha, em média, uma ação a cada três dias. Hoje, tenho uma fila de 120 ações para distribuir, com cerca de duas ações por dia. O meu faturamento supera em 250 vezes o investimento no chatbot”, explica Gonçalves.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

13 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

14 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago