Clubes espanhóis apostam na digitalização para engajar torcedores

Real Madrid e Valência fecham novos acordos com Softtek e Microsoft, respectivamente, e aceleram transformação digital

Author Photo
12:57 pm - 07 de outubro de 2022
Real madrid estádio

A transformação digital segue avançando no mundo dos esportes. O Real Madrid Club de Fútbol e o Valencia Club de Fútbol, dois dos times mais tradicionais do futebol espanhol, são as mais recentes equipes a apostarem na digitalização para aumentar o engajamento com seus torcedores.

Segundo dados da Research And Markets, o mercado global de tecnologia esportiva foi avaliado em US$ 17,9 bilhões em 2021. Até 2016, ele deve chegar aos US$ 40,2 bilhões. No Brasil, equipes como o Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube e Flamengo já adotaram a digitalização como estratégia para ampliar seu alcance e ganhar eficiência.

O Real Madrid anunciou uma nova parceria com a multinacional Softtek, que será patrocinadora do clube e ajudará em sua jornada de transformação digital. Com o acordo, o clube espera acelerar sua evolução e adaptação ao futuro digital, criando um paradigma disruptivo, ágil e sustentável através da tecnologia.

Na prática, a Softtek auxiliará a equipe na adoção e implementação de metodologias ágeis e nos processos de conceituação, design e desenvolvimento de um ecossistema de produtos digitais. O objetivo é ajudar no engajamento digital de fãs, criando experiências hiperpersonalizadas.

“É preciso uma revolução cultural para se tornar uma empresa nativa digital e através de nossa parceria com a Softtek estamos combinando cultura, tecnologia e processos para trazer à nossa comunidade a próxima geração de experiências personalizadas, fortalecendo o relacionamento que temos com cada torcedor, baseado em nosso amor compartilhado pelo clube”, disse Michael Sutherland, CTO do Real Madrid.

Mais torcedores no estádio

O Valencia Club de Fútbol, por sua vez, fechou parceria com a Microsoft para aumentar o número de torcedores em seu estádio. O clube está empregando a ferramenta de gestão empresarial Microsoft Dynamics 365 para rodar um algoritmo projetado para avaliar a probabilidade de participação futura dos torcedores nas partidas, com base em comportamentos anteriores.

Para isso, o clube integrou e unificou todas as fontes de dados da equipe para criar experiências hiper personalizadas e mais significativas para seus torcedores. Essa junção de informações veio de uma ampla variedade de fontes , incluindo planilhas de vendas, bancos de dados relacionais, registros de presença e tendências de concessão. O resultado foi um aumento de 20% no número de torcedores que assistem aos seus jogos.

“Procuramos colocar o torcedor no centro da equação em tudo o que fazemos. Esse é apenas um exemplo de como estamos otimizando experiências com informação. Está comprovado que uma vez que você estuda diferentes tipos de dados, você pode entender melhor as pessoas”, disse Franco Segarra, líder de inovação do Valência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.