Notícias

ClassPass quer Brasil como terceiro maior mercado em 2 anos

O Brasil é o segundo maior em número de academias em todo o mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos. Atualmente, o País conta com mais de 33 mil unidades cadastradas na entidade.

Esse é um mercado crescente do qual a ClassPass quer uma boa fatia. O serviço de assinatura de academias e atividades físicas presente em 28 países chegou ao Brasil em dezembro de 2019 e tem planos ambiciosos para os próximos meses. A expectativa da empresa, que de certa forma concorre com a Gympass, é de ter o País como seu terceiro maior mercado fora dos Estados Unidos em dois anos. O Reino Unido é hoje seu segundo mercado.

“Quando olhamos a concorrência, enxergamos a inatividade como a maior delas. Apesar de muitas academias, há menos de 5% de pessoas matriculadas”, observa Rodolfo Ohl, country manager da ClassPass no Brasil. Ohl contou em conversa ao IT Forum 365 que a empresa está animada com os primeiros resultados em solo nacional, com um foco grande no usuário final. Por enquanto, o serviço está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas já tem planos de expansão para este ano em outras localidades.

Rodolfo Ohl, country manager da ClassPass no Brasil

Com 30 mil parceiros em todo o mundo, incluindo academias, espaços de bem-estar e beleza, a empresa já processou mais de 100 milhões de reservas desde a sua existência em 2013. “Chegamos ao Brasil com uma política forte de conquistar o usuário final. Todo novo usuário tem um mês gratuito no app, disponível para Android e iOS, e 90 créditos para usar”, explicou. Segundo ele, as taxas de conversão, não reveladas, têm sido altas, na esteira da busca pelo bem-estar. “Vivemos esse momento e nossa bandeira é de que as pessoas tenham mais tempo para elas.”

Conveniência

Com uma força de trabalho móvel, a ClassPass entende que precisa levar conveniência para seu público. Assim, baseia seu modelo de negócios em três pilares: diversidade de locais para escolher; conveniência, para escolher qualquer lugar seja no Brasil ou fora; e vantagem na negociação, já que as aulas podem ser agendadas por meio de créditos e geolocalização e têm tarifa dinâmica.

De acordo com Ohl, a tecnologia é chave para a ClassPass. “Usamos machine learning e inteligência artificial para fazer um preço ótimo para o usuário. Buscamos com o parceiro reduzir a ociosidade dele. Ele renuncia o preço cheio, mas tem mais ocupação. É um modelo muito interessante. Com nossa plataforma, nossos parceiros podem aumentar em 20% a receita”, detalha.

A ClassPass, por sua vez, tem um valor negociado com parceiros para sustentar seu modelo de negócios. “A margem é pequena e temos de pagar operações de cartão de crédito e todos os outros custos. Nosso negócio só é possível com uso de tecnologia e ter esse retorno em grande escala, já que estamos presentes em 28 países.”

Aporte

Em busca de crescimento, a empresa recebeu em janeiro de 2020 um investimento de US$ 285 milhões de financiamento da Série E. A rodada, liderada pelos fundos L Catterton e Apax Digital, com participação adicional do investidor Temasek, tem como foco a internacionalização dos negócios da ClassPass.

“A América Latina e o Brasil são parte dessa estratégia. Vamos intensificar o investimento por aqui e isso traduz em mais parceria com academias e mais usuários. Também investiremos em expansão geográfica no Brasil, agregando capitais”, adianta. “Queremos construir um negócio sólido e possibilitar experiências que nutrem as pessoas. Essa é nossa missão profunda”, finaliza ele.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

2 horas ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

4 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

4 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

13 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

1 dia ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago