ClassPass quer Brasil como terceiro maior mercado em 2 anos

Concorrente da Gympass, empresa captou recentemente US$ 285 milhões de financiamento da Série E para acelerar planos de expansão

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8:15 am - 29 de janeiro de 2020

O Brasil é o segundo maior em número de academias em todo o mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos. Atualmente, o País conta com mais de 33 mil unidades cadastradas na entidade.

Esse é um mercado crescente do qual a ClassPass quer uma boa fatia. O serviço de assinatura de academias e atividades físicas presente em 28 países chegou ao Brasil em dezembro de 2019 e tem planos ambiciosos para os próximos meses. A expectativa da empresa, que de certa forma concorre com a Gympass, é de ter o País como seu terceiro maior mercado fora dos Estados Unidos em dois anos. O Reino Unido é hoje seu segundo mercado.

“Quando olhamos a concorrência, enxergamos a inatividade como a maior delas. Apesar de muitas academias, há menos de 5% de pessoas matriculadas”, observa Rodolfo Ohl, country manager da ClassPass no Brasil. Ohl contou em conversa ao IT Forum 365 que a empresa está animada com os primeiros resultados em solo nacional, com um foco grande no usuário final. Por enquanto, o serviço está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas já tem planos de expansão para este ano em outras localidades.

Rodolfo Ohl, country manager da ClassPass no Brasil

Rodolfo Ohl, country manager da ClassPass no Brasil

Com 30 mil parceiros em todo o mundo, incluindo academias, espaços de bem-estar e beleza, a empresa já processou mais de 100 milhões de reservas desde a sua existência em 2013. “Chegamos ao Brasil com uma política forte de conquistar o usuário final. Todo novo usuário tem um mês gratuito no app, disponível para Android e iOS, e 90 créditos para usar”, explicou. Segundo ele, as taxas de conversão, não reveladas, têm sido altas, na esteira da busca pelo bem-estar. “Vivemos esse momento e nossa bandeira é de que as pessoas tenham mais tempo para elas.”

Conveniência

Com uma força de trabalho móvel, a ClassPass entende que precisa levar conveniência para seu público. Assim, baseia seu modelo de negócios em três pilares: diversidade de locais para escolher; conveniência, para escolher qualquer lugar seja no Brasil ou fora; e vantagem na negociação, já que as aulas podem ser agendadas por meio de créditos e geolocalização e têm tarifa dinâmica.

De acordo com Ohl, a tecnologia é chave para a ClassPass. “Usamos machine learning e inteligência artificial para fazer um preço ótimo para o usuário. Buscamos com o parceiro reduzir a ociosidade dele. Ele renuncia o preço cheio, mas tem mais ocupação. É um modelo muito interessante. Com nossa plataforma, nossos parceiros podem aumentar em 20% a receita”, detalha.

A ClassPass, por sua vez, tem um valor negociado com parceiros para sustentar seu modelo de negócios. “A margem é pequena e temos de pagar operações de cartão de crédito e todos os outros custos. Nosso negócio só é possível com uso de tecnologia e ter esse retorno em grande escala, já que estamos presentes em 28 países.”

Aporte

Em busca de crescimento, a empresa recebeu em janeiro de 2020 um investimento de US$ 285 milhões de financiamento da Série E. A rodada, liderada pelos fundos L Catterton e Apax Digital, com participação adicional do investidor Temasek, tem como foco a internacionalização dos negócios da ClassPass.

“A América Latina e o Brasil são parte dessa estratégia. Vamos intensificar o investimento por aqui e isso traduz em mais parceria com academias e mais usuários. Também investiremos em expansão geográfica no Brasil, agregando capitais”, adianta. “Queremos construir um negócio sólido e possibilitar experiências que nutrem as pessoas. Essa é nossa missão profunda”, finaliza ele.

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