CIOs no Brasil ainda esbarram na falta de confiança em dados coletados, diz estudo

Salesforce e Tableau revelam, entretanto, em estudo que tema assume prioridade nos negócios e contratações

Author Photo
10:30 am - 14 de dezembro de 2023
dados coletados IA Imagem: Shutterstock

A maioria dos líderes de TI no Brasil ainda não confia nos dados coletados, concluiu o estudo “State of Data and Analytics”, realizado pela Salesforce e Tableau. Ao mesmo tempo, 93% dos líderes entrevistados afirmam que buscam impulsionar as prioridades de negócios com análises de dados.

“Os líderes de análise e de TI estão cada vez mais focados na implementação de estratégias de governança de dados e na promoção de uma cultura de dados sólida. Essa abordagem será fundamental para as empresas brasileiras ampliarem a confiança nas informações e explorar o potencial da IA”, explica Jaime Müller, Country Manager Brasil da Tableau, empresa Salesforce.

Dos líderes empresariais entrevistados, 45% afirmam que confiam completamento na precisão de seus dados. O maior obstáculo para eles é o alto volume de dados, enquanto os líderes de análise e TI citam ameaças à segurança como seu desafio de dados número um.

Leia mais: AWS: governança de dados é necessária para adoção massiva de IA generativa

De acordo com o estudo, para maximizar o valor e a confiança dos dados, os líderes de análise e TI se apoiam na governança de dados. 86% dos entrevistados usam governança de dados para garantir e certificar a qualidade dos dados e 73% dos líderes estão investindo mais em treinamento de dados para o próximo ano com objetivo de fortalecer a cultura interna de dados.

Dados e Inteligência Artificial

A pesquisa lembra da relação próxima entre dados e inteligência artificial, já que o avanço da tecnologia depende de dados confiáveis e seguros. Por não confiarem tanto em seus dados, 75% dos líderes do Brasil estão preocupados em perder os benefícios da IA. Isso pressiona as equipes de gerenciamento de dados a alimentarem algoritmos com dados de alta qualidade. Para 89% dos entrevistados do país estes avanços em IA tornam o gerenciamento de dados uma alta prioridade.

O relatório ainda destaca a conexão vital e a necessidade urgente de dados confiáveis, agora mais do que nunca. A rápida evolução da IA está impulsionando essa demanda, ao mesmo tempo em que apresenta desafios relacionados à segurança.

“Para lucrar com as promessas da IA, os líderes devem, antes de tudo, colocar seus dados em ordem. Alimentar uma IA eficaz — generativa ou não — requer entradas de dados confiáveis. Por isso, também é importante que as empresas contem com fornecedores que se atentem à questão de segurança”, reforça Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções na Salesforce.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.