Canais da Cisco preveem mudança drástica nas receitas com aceleração da IA
Mais de um quarto dos parceiros Cisco acredita que entre 76% e 100% das próprias receitas virão de tecnologias de IA em no máximo 5 anos
A Cisco divulgou recentemente os resultados de um novo estudo global com parceiros de canal da marca no mundo todo. Os dados sugerem, segundo a empresa, que eles esperam uma “onda transformadora” da demanda por inteligência artificial, e que a tecnologia emergente trará a maior parte de suas receitas nos próximos quatro a cinco anos.
De acordo com o levantamento, mais de um quarto (27%) dos parceiros entrevistados em 29 mercados, incluindo o Brasil, acredita que de 76% a 100% da receita virá de tecnologias relacionadas à IA durante esse período.
“O potencial da IA para transformar as operações corporativas é imenso e, para realizá-lo, é necessário um esforço conjunto para fortalecer as capacidades de implantação prática de nossos parceiros”, diz em comunicado Alex Pujols, vice-presidente de engenharia de parceiros global da Cisco. “Este estudo destaca as significativas oportunidades de receita para os parceiros de TI liderarem a implantação de IA.”
Leia também: Cisco moderniza programa de parceiros para ganhar espaço com transformações da IA
O relatório – chamado Cisco Global AI Partners Study – ouviu mais de 1,5 mil parceiros de TI em 29 mercados, incluindo 62 no Brasil, e buscou avaliar as capacidades deles para lidar com as mudanças trazidas pela IA. Descobriu que 42% deles, globalmente falando, acreditam que a demanda por investimentos em tecnologias relacionadas à IA crescerá mais de 75% nos próximos quatro a cinco anos.
Os parceiros entrevistados para o relatório apontaram infraestrutura (54%), cibersegurança (48%) e experiência do cliente (30%) como os três principais impulsionadores da demanda por IA nos próximos anos. Eles também preveem uma mudança significativa em sua composição de receita.
No curto prazo, 38% esperam que a IA contribua com 26% a 50% da receita daqui a um ano, enquanto, a longo prazo, essa contribuição deve ser maior.
Confiança e desafios
Embora os parceiros demonstrem forte confiança em seu próprio conhecimento e entendimento sobre implantação de tecnologias de IA, no estudo eles também reconhecem os desafios que precisam enfrentar para maximizar oportunidades. Os principais são a inexperiência na implantação de novas tecnologias (62%), a falta de conhecimento sobre sistemas e processos (56%) e a escassez de tecnologias disponíveis (53%).
Para enfrentar esses obstáculos, os parceiros da Cisco estão investindo em capacitação de funcionários em competências relacionadas à IA, com quase 80% realizando treinamentos internos ou convidando fornecedores externos.
O relatório completo pode ser lido, em inglês, formato PDF, nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!