Cadeias de suprimentos tecnologicamente maduras são 23% mais lucrativas, diz Accenture

No entanto, estudo revela baixa maturidade média de processos de fornecimento em muitas organizações no mundo

Author Photo
2:45 pm - 01 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada pela Accenture nessa quarta-feira (31) indica que empresas com cadeias de suprimentos maduras são 23% mais lucrativas. Elas também têm seis vezes mais probabilidade de usar inteligência artificial e IA generativa em processos logísticos.

O relatório – chamado Next stop, next-genfoi formulado pela Accenture e analisou 1.148 empresas, de 10 setores, em 15 países, inclusive o Brasil. Ele define a maturidade de supply chain como uma extensão da capacidade das companhias para utilizar IA generativa, machine learning e outras tecnologias para tomadas de decisão autônomas, simulações avançadas e melhoria contínua.

Segundo a consultoria, essas competências permitem que as corporações se adaptem mais rapidamente às mudanças.

Leia também: Coca-Cola usa IA para adaptar peças publicitárias em diferentes mercados globais

O relatório mostra que as chamadas ‘Líderes’, ou seja, 10% das empresas com maior pontuação na escala de maturidade, alcançaram margens 23% superiores que as concorrentes (11,8% versus 9,6%) entre 2019 e 2023. Também entregaram retornos 15% melhores aos acionistas (8,5% versus 7,4%).

“Os gestores estão investindo grandemente em tecnologias cada vez mais sofisticadas, especialmente IA e IA generativa, para construir a próxima geração de habilidades para processos de fornecimento”, diz em comunicado Flávio Barreiros, líder de Suppy Chain & Operations para a América Latina na Accenture.

Enquanto apenas 9% de todas as empresas usam IA e IA generativa amplamente nas cadeias de suprimentos, mais líderes o fazem: 37% em comparação com 6% dos concorrentes. Os gestores têm oito vezes mais probabilidade de reduzir o tempo para desenvolver e lançar produtos em 30%, 8,5 vezes mais possibilidades de desenvolver produtos ecologicamente corretos, e seis vezes mais viabilidade de melhorar a eficiência dos recursos de engenharia em 30%.

Desafios

Embora a pontuação média de maturidade da cadeia de suprimentos tenha aumentado mais de 50% entre 2019 e 2023, a pontuação média de todas as empresas é de 36%. Ela varia entre setores e países — de 22% no México a 52% no Japão, e de 31% para empresas de bens de consumo a 40% para empresas aeroespaciais e de defesa.

“As cadeias de suprimentos ainda estão em processo de desenvolvimento, apesar de já terem evoluído significativamente com tecnologias como inteligência artificial e automação (…). Os recursos atuais existentes, como design generativo para desenvolver produtos, instalações altamente automatizadas para produzi-los e análises avançadas e machine learning para reprojetar a demanda e prever obstáculos de fornecimento estão apenas no começo”, completa Barreiros.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.