Brasil pode liderar crescimento de TI nas Américas e inovação é pilar para a maturidade corporativa

Estudo realizado pelo IT Forum com cerca de 300 empresas aponta desafios e projeções da área no país

Author Photo
10:28 am - 28 de fevereiro de 2024
inovação no brasil

Em 2024, o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no país deve superar, até mesmo, o dos Estados Unidos. A previsão é de que o desenvolvimento da área na América Latina cresça 11%, e o Brasil seja o grande protagonista, de acordo com o último levantamento da consultoria IDC.

“Diante desse panorama, o papel que a tecnologia desempenha e ainda vai desempenhar na transformação das empresas é evidente”, reforça Bruna Bomfim, gerente de Estudos, Pesquisas e Inteligência do IT Forum.

Leia mais: Empresas vão investir mais em software em 2024, indica estudo

Justamente para entender a maturidade desse mercado e seu impacto nas organizações, o IT Forum realizou a pesquisa e o prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”. O estudo, que entrevistou C-levels e outros profissionais da área no país, traz dados inéditos que ajudam a elucidar as conjunturas atual e futura do mercado de tecnologia no Brasil.

De acordo com o levantamento, 66% dos respondentes concordam que a tecnologia da informação desempenha um papel crucial na condução das iniciativas inovadoras nas empresas, o que evidencia a transformação da TI – que deixa de ser vista como um mero suporte técnico para se posicionar como pilar fundamental para o sucesso das organizações.

Nesse cenário, as habilidades técnicas mais demandadas para os profissionais da área são: data analytics (84%) e inteligência artificial (82%). Quando o assunto é tecnologias empregadas pelas empresas, o ranking mostra cloud computing no topo de prioridades, com 65%; big data/analytics, com 63%; inteligência artificial (53%) e cibersegurança (50%).

“Os números refletem a clara necessidade das empresas em criar infraestruturas robustas e seguras, capazes de sustentar a inovação digital, e extrair insights valiosos dos dados para embasar suas decisões”, explica Bruna.

Entretanto, nem tudo são flores. A pesquisa também identifica diversas barreiras que ainda precisam ser superadas para a plena implementação de iniciativas inovadoras nas organizações. Entre as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados – representantes das maiores empresas de TI do País -, destacam-se os conflitos de prioridade e múltiplas demandas (62%), seguidos pelo recrutamento e retenção de talentos (43%) e a falta de equipe com as habilidades necessárias (28%).

Os resultados do estudo revelam um cenário promissor para o mercado de TI e fortalecem as projeções para a América Latina. No entanto, ainda de acordo com o analista, é essencial que as adversidades sejam endereçadas de forma estratégica, garantindo que a tecnologia seja um catalisador do progresso e da competitividade empresarial, e não um simples peão de xadrez.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.