Empresas vão investir mais em software em 2024, indica estudo
Levantamento da Capterra mostra que 71 vão aumentar investimentos. Ferramentas de marketing vão ser prioridade
Entre os executivos que tem poder de decisão para comprar software, 71% disseram que suas empresas planejam investir mais em sistemas digitais em 2024, na comparação com 2023. É o que indica uma pesquisa da Capterra, plataforma de comparação de softwares, e divulgada essa semana.
A pesquisa foi feita online em julho de 2023 com 3.484 entrevistados dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Índia, Alemanha, Brasil e Japão, com empresas de vários setores e tamanhos (5 ou mais funcionários). Foram selecionadas pessoas envolvidas em decisões de compra de software.
O aumento sugere, segundo a Capterra, importância crescente dos sistemas digitais nas operações comerciais das companhias. O movimento está alinhado a outro aspecto abordado na pesquisa: fatores externos e influência nos negócios.
Leia também: Michael Hanley: ‘IA já está transformando radicalmente o desenvolvimento de software’
Para 44% dos respondentes, o avanço em tecnologia é o principal fator externo que moldará as metas comerciais em 2024. Quando se trata dos desafios que as empresas esperam enfrentar, um dos mais citados foi a implementação de tecnologia de forma eficaz (39%).
“Por um lado, parece haver entendimento das empresas sobre a importância da adaptação tecnológica para se manterem competitivas; por outro, elas ainda encontram dificuldades em escolher o melhor sistema para suas necessidades”, comenta Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo.
Segundo ela, acertar na escolha exige que as empresas criem uma lista de fornecedores e não tenham pressa durante o processo de seleção, realizando demonstrações ou testes grátis das ferramentas oferecidas pelos fornecedores. O estudo mostra que metade das empresas (51%) levam até três meses para escolher uma ferramenta.
Prioridades de software em 2024
Outra descoberta do estudo é que, seja pela busca de clientes ou pela divulgação da marca, as empresas vão dar prioridade para o marketing em 2024. 48% elegeram ferramentas de marketing como prioridade para o ano, entre uma lista com diferentes opções de softwares.
Outra prioridade são os sistemas de tecnologia da informação (TI): segurança de TI (37%) e gestão de TI (35%) aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugar.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!