Categories: Notícias

Brasil ocupa 42ª colocação em ranking que mede adoção de TIC

O Brasil está em 42 entre os 73 países no ranking de estudo que mede o grau de adoção, assimilação e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade como matéria-prima para a inovação.
O País obteve 18,36 pontos de um total de cem no quesito Inovação. De acordo com a Qualcomm, responsável pelo levantamento, o índice é obtido a partir do cruzamento das três etapas: Pessoas e Conectividade; Empresas e Internet das Coisas e Governo e Inovação. O primeiro colocado é os Estados Unidos, com 61,58 pontos.
Com essa pontuação, o Brasil está posicionado na terceira colocação entre 20 países da América Latina e do Caribe (atrás de Chile e Panamá), mas na quarta colocação entre os BRICS (depois de China, Rússia e África do Sul).
O índice Qualcomm da Sociedade de Inovação (QuISI) avalia o grau de assimilação e inovação por meio de três elementos: Capital Humano, Indústria e Propriedade Intelectual. Em solo nacional, o déficit indicado pelo índice é o desenvolvimento do capital humano. Nesse quesito, o Brasil tem a pior pontuação da pesquisa. A taxa de matrículas em instituições de ensino superior é de apenas 30%, colocando o Brasil na posição 57 de 73 países. Na Coreia do Sul, primeiro colocado, o percentual de matriculados é de 98%. A média mundial é 53%. A Nigéria é o pior colocado, com 10% de matriculados.
Além disso, o País conta com 1.366 técnicos e pesquisadores por milhão de habitantes em idade para compor a população economicamente ativa, dos 15 aos 64 anos. Trata-se de número que representa quase metade da média dos 73 países analisados, de 2.757 pesquisadores por habitante. Nesse item, o Brasil fica em 41º lugar no ranking.
Destaque para governo
Em Governo, o Brasil obteve 51,54 pontos, melhor desempenho em todo o estudo, superior ao âmbito Pessoas (18,21) e Empresas (30,3). Nessa dimensão, é avaliado o uso de TICs na esfera pública brasileira, levando em consideração gerenciamento e fornecimento de serviços para cidadãos e negócios, além do grau de adoção dessas tecnologias na Saúde e na Educação.
O relatório indica que o País demonstrou bom grau de conectividade, levando em conta que o uso de internet por órgãos governamentais é quase universal, alcançando 100% nos níveis federal e estadual, e 99,82% no nível municipal. As áreas de melhoria estão relacionadas com interoperabilidade, conectividade nos setores de Saúde e Educação e a necessidade de se expandir a oferta de serviços online nos níveis estadual e municipal.
Com relação à Indústria, o investimento do Brasil em P&D está dentro da média dos 73 países analisados: 1,21% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, a proporção está distante dos líderes e está 3,5 vezes menor do que a do primeiro colocado, Israel, que aloca 4,39% do PIB para investimentos em P&D.
O Índice Propriedade Intelectual é item no qual o Brasil tem o melhor desempenho entre os indicadores de inovação, mas o País ainda está bem atrás dos líderes. O Brasil está em 11º em pedidos de patentes por residentes, 7º em pedidos de patentes por não residentes e 4o em pedidos de registros de marcas.

Recent Posts

Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme…

26 minutos ago

Tecnologia de captura direta de carbono avança com inauguração de nova planta na Islândia

Foi inaugurada em Hellisheiði, na Islândia, a planta Mammoth, a maior do mundo para captura…

1 hora ago

Pagamentos por aproximação lideram transações no Brasil com 59% do total

Pagamentos por aproximação (ou contactless) alcançaram a marca de 2 milhões de transações por hora,…

1 hora ago

Onda de demissões na Tesla segue com chance de novos cortes

A Tesla, referência no mercado de veículos elétricos, continua a enfrentar uma onda de demissões…

2 horas ago

Trabalhadores estão usando IA generativa para lidar com excesso de trabalho

A Microsoft e sua rede social corporativa LinkedIn divulgaram nessa quarta-feira (8) uma nova edição…

2 horas ago

3 passos para destravar a jornada data driven

A atual complexidade do cenário econômico, do ambiente empresarial e do consumo tem provocado a…

3 horas ago