Notícias

Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme Networks. O projeto ficará a cargo da Roost, e terá como objetivo melhorar a qualidade da conexão da instituição, incluindo a disponível para alunos e funcionários, e permitir o uso de tecnologias em sala de aula, incluindo robótica e realidade virtual e aumentada.

Os 34 campi da Unesp distribuídos pelo estado de São Paulo serão atualizados para o Wi-Fi 6, e a universidade passa a gerenciar toda a rede por meio do ExtremeCloud IQ. A nova rede promete dar acesso à rede com alta velocidade e baixa latência.

“A simplicidade que a Extreme consegue oferecer ao fornecer uma rede em cascata para todos os campus aumentará a eficiência operacional, melhorará o desempenho de nossa equipe de TI e criará uma base para uma experiência de aprendizado on-line excepcional”, diz em comunicado o coordenador de infraestrutura computacional e comunicação da Unesp, Marcos Venicius da Fonseca Costa.

Veja também: MadeiraMadeira adota nuvem Totvs e reduz custos em 30%

“Com o Wi-Fi 6, poderemos ampliar nossa plataforma de ensino para incluir os melhores currículos da categoria e reduzir a frustração que tínhamos anteriormente com uma rede não tão boa”, continua o executivo.

Gerenciamento na Unesp

A solução ExtremeCloud IQ promete dar à equipe de TI da Unesp capacidade de gerenciar o acesso Wi-Fi de alunos e funcionários com mais facilidade e identificar, solucionar e resolver mais rapidamente problemas. A solução promete visibilidade granular da rede em todos os 34 campi por meio de um único painel, além de adicionar e configurar automaticamente novos dispositivos.

“Somos a primeira universidade pública a migrar 100% para a nuvem com gerenciamento único. Estamos muito animados com esse pioneirismo. Temos muitas ideias para desenvolver aplicativos de IoT e criar um smart câmpus”, diz Venicius.

Como os campus da Unesp eram independentes em termos de infraestruturas de rede, não havia padrão entre as unidades. A nova rede unificará os campi e padronizará práticas de acesso e segurança.

A Roost também forneceu treinamento para as equipes de TI para que continuem otimizando as operações de rede e tomando decisões com base em dados gerados pela própria rede.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

3 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

3 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

3 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

3 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 dias ago