Brasil e Canadá buscam empresas com projetos de inovação para a indústria

Chamada anunciada pela Embrapii busca novas soluções envolvendo pequenas e médias empresas canadenses

Author Photo
10:52 am - 04 de fevereiro de 2023
Imagem: Shutterstock

Pequenas e médias empresas canadenses e a indústria brasileira terão um incentivo para cooperarem em projetos de inovação. A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, sigla em inglês) abriram chamada convocando empresas que possam integrar conhecimentos em tecnologias com potencial de mercado nas áreas de saúde, bioeconomia florestal, mineração, agroindústria e aeroespacial.

Empresas de ambos os países devem se unir em consórcio e apresentar uma proposta conjunta para participar da seleção. A Embrapii destaca que serão preferenciais soluções que envolvam IoT, inteligência artificial, manufatura avançada ou bioeconomia. O lado brasileiro também precisa negociar o projeto com alguma Unidade Embrapii para que a empresa canadense possa submeter a proposta final à avaliação do NRC.

Leia também: Canadá oferece bolsa para imigrantes brasileiros que quiserem trabalhar com TI

Para o desenvolvimento da solução, os selecionados vão receber apoio financeiro e suporte técnico. Se necessário, empresas interessadas terão suporte para identificar parceiros do projeto em ambos os países.

“A cooperação internacional é uma ferramenta que a Embrapii possui para estimular projetos inovadores em áreas estratégicas. A interação entre empresas além fronteira eleva o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos produtos a uma escala global”, explica Igor Nazareth, presidente interino da Embrapii.

A chamada é resultado do acordo de cooperação internacional assinado entre a Embrapii e o NCR. O modelo prevê que as empresas e as instituições de pesquisa sejam financiadas por seus respectivos países, segundo as regras de cada organização.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.