BR Insurance adota WhatsApp e agiliza atendimento aos clientes

Agilidade no atendimento e uma relação mais próxima com os clientes. Estes foram os ganhos obtidos pela BR Insurance, maior corretora brasileira multiprodutos, ao adotar, há um ano e meio, o WhatsApp como nova forma de comunicação com seus segurados de Personal Lines, que engloba seguros de Bike, Auto, Residência e Viagem.

Há muitos anos, o processo de cotação de seguros da companhia, que compreende o recebimento da solicitação, a realização de cálculos e o envio da proposta ao segurado, era feito por telefone e posteriormente, via e-mail. O processo ainda contava com o envio de um SMS para informar o cliente sobre a emissão da mensagem pelo correio eletrônico.

“Nem sempre tínhamos a confirmação de recebimento do SMS, o que também acontecia com o e-mail. Com o WhatsApp, disparamos um aviso de envio dos nossos comunicados pelo aplicativo, e, desta forma, já sabemos na hora se a pessoa recebeu e visualizou a mensagem”, conta a diretora de Personal Lines da corretora BR Insurance, Ana Badaró. Segundo ela, hoje, nova ferramenta tem um índice de 100% de resposta, enquanto 80% das mensagens por SMS não eram respondidas.

Ainda de acordo com a executiva, a nova estratégia permitiu aumentar a quantidade de clientes atendidos por dia de cem, para 200. “Saímos de um modelo antigo de recebimento de demanda por e-mail, para uma plataforma moderna e eficiente. Para o cliente, ele passou a ter um retorno mais rápido e capacitado a atender suas solicitações”, avalia.


Papel da TI

Para o coordenador de TI da BR Insurance, Renato Luiz Poleti, a maior preocupação da área de TI da companhia com o projeto estava atrelada à segurança da informação. Por esta razão, a equipe reforçou os servidores para arquivarem todas as trocas de mensagens por WhatsApp, mesmo sabendo que o aplicativo mantém tudo criptografado. “O novo modelo foi implantado de forma rápida e tranquila, o que permitiu garantir a continuidade do negócio com êxito”, ressalta.

No processo de comunicação com os clientes, os atendentes digitam as mensagens em computadores que estão conectados a celulares e toda a conversa e os arquivos são salvos e enviados para o servidor.

O cliente é atendido desde o primeiro contato até o auxílio a um eventual sinistro, passando pelo envio de documentos. Hoje, 90% da base de clientes pessoa física – composta por 15 mil segurados – utilizam o aplicativo para se comunicar com a BR Insurance.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

1 dia ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago