Adidas Brasil adota novo ERP para falar língua da matriz

Movida pela paixão ao esporte, a Adidas está em uma corrida para superar limites e alcançar as metas de crescimento anual de 20% a 22% do seu lucro líquido até 2020. Como parte dessa estratégia, a fabricante alemã está padronizando os processos de TI no mundo para que os negócios falem a mesma língua. O Brasil e as demais filiais da América Latina e Central foram envolvidos nesse realinhamento por meio do projeto Omega, que revisa todos os sistemas corporativos juntamente com a implementação do ERP SAP, que é sua plataforma global.

Como uma das maiores fabricantes de artigos esportivos do mercado mundial, criada em 1920, e sediada em Herzogenaurach, na Alemanha, a Adidas está presente em mais de 160 países. No ano passado, a companhia gerou uma receita global de € 19 bilhões com a venda de 840 milhões de unidades de produtos entre tênis, chuteiras, roupas e artigos para prática de esportes como bolas e acessórios das marcas Adidas, Reebok e Taylormade-Adidas Golf.

Em 2015, a companhia traçou um plano de negócio bastante ambicioso para até 2020 com slogan “Creating the New”, ou criando o novo em tradução livre, baseado em pilares estratégicos para se conectar com o consumidor e entregar a ele produtos esportivos com boa experiência. O projeto passa por gerenciamento padronizado de performance, produção mais veloz e de acordo com a necessidade do cliente, preços mais competitivos e foco nos negócios digitais.

O desafio de preparar a companhia para o futuro exigiu a revisão dos sistemas de TI e implementação nas grandes operações do mesmo ERP que roda na matriz, o Apparel and Footwear (AFS) da SAP, específico para indústrias do setor de vestuário e calçados.

Alexandre Nascimento, senior manager operations da Adidas Brasil

Adidas Brasil veste-se com novo ERP

Para se enquadrar ao realinhamento global, a Adidas traçou o projeto Omega, que envolve a reorganização de todos os processos da companhia na América Latina e Central. No Brasil, o projeto começou em 2016 e substituiu o ERP Dynamic Navision da Microsoft pelo AFS da SAP.

A mudança no Brasil levou cerca de um ano e o maior desafio, segundo Alexandre Nascimento, senior manager operations da subsidiária e que responde pela área de TI, foi atender todos os requisitos da legislação fiscal brasileira. Ele observa que o sistema de tributação do País é bastante complexo e precisava seguir as diretrizes tanto do mercado local quanto da matriz. “Tínhamos de desenhar processos que levassem em conta as particularidades do Brasil mais que falasse também a mesma língua da Adidas”, explica.

Com a transição para um ERP mais moderno, o executivo diz que a Adidas Brasil passa a oferecer mais segurança aos negócios. “Houve uma melhora considerável de aumento de performance, processos e redução de incidentes”, avalia. Outro fator positivo é que a manutenção do sistema ficará centralizada na matriz, livrando time de TI local das preocupações operacionais.

“Agora, conseguimos ficar mais próximos dos negócios e pensar em soluções mais estratégicas que melhorem a eficiência das operações e tragam incremento de receita”, afirma Nascimento. Ele considera que a revitalização dos sistemas corporativos também prepara fundação da filial para receber novas tecnologias como big data/analytics, internet das coisas e inteligência artificial, entre outras inovações.

Negócios com mais agilidade

Para Weslei Ferreira da Silva, gerente contábil sênior da Adidas Brasil, a renovação dos sistemas de TI que processam os negócios melhorou a eficiência e contribuirá para resultados financeiros mais sólidos.
Silva conta que antes da implementação do ERP AFS da SAP, a Adidas Brasil precisava manter cerca de 20 sistemas satélites, que agora foram reduzidos para cinco ou seis. A emissão de nota fiscal eletrônica exigia o uso de três aplicativos paralelos para atender à legislação brasileira e regras globais da Adidas.

Como 60% da operação da Adidas Brasil depende de importação, o executivo diz que era grande o trabalho para cálculo dos impostos. Isso porque o sistema global tem um modelo de taxação padrão, que não atender as diferenças de alíquotas do mercado local. A filial era obrigada a usar outros sistemas para cobrar o ICMS, que varia de acordo com estado da federação.

Esse processo tornava a emissão de nota fiscal complexa, o que aumentava o risco da inconsistência de informações. O novo ERP facilitou essa operação e também unificou os cadastros de produtos, clientes e fornecedores.
A Adidas Brasil ganhou também mais velocidade no envio de pedidos para as fábricas no exterior, que antes eram feitos por processos manuais e agora são pelo ERP SAP. “O carregamento de nossas mercadorias por navio leva três meses para chegar aqui. Não podemos acelerar o transporte, mas conseguimos agilizar os processos de compras”, comemora Silva.

Outro avanço foi a redução do tempo de consolidação dos dados mensais da filial, que caiu de oito dias para cinco dias. “Ganhamos eficiência e agilidade. Estamos mais assertivos nas compras e vendas”, diz Silva. São mudanças que contribuem para aumento de performance financeira dos negócios no mercado brasileiro.

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