Banrisul adota cadastro digital com validação biométrica para clientes

Serviço também está disponível para que clientes atuais realizem conversão digital sem ir a uma agência ou usar atendimento remoto

Author Photo
12:45 pm - 16 de julho de 2021

O Banrisul implantou uma plataforma de onboarding digital com validação biométrica para o cadastro de clientes pessoas físicas. O serviço também está disponível para que clientes atuais realizem conversão digital sem ir a uma agência ou usar atendimento remoto.

A funcionalidade se integra ao aplicativo móvel Banrisul Digital e é habilitada pela plataforma de validação e processamento da Flexdoc, parceira do Banco neste projeto. A arquitetura de workflow foi concebida pelas equipes de tecnologia, análise de risco e segurança digital do Banrisul em conjunto com a Flexdoc.

De acordo com Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, o onboarding digital chega num momento em que a experiência digital se torna uma demanda mais urgente devido às imposições da pandemia. Em 2020, o acesso aos canais digitais já havia crescido 30,8%  na comparação com o ano anterior.

Leia também: Polícia Federal terá novo sistema de dados biométricos

No primeiro trimestre desde ano, a elevação foi de 20% em relação a igual período do ano passado, atingindo 77,5% de todas as transações dos clientes com o banco. Ainda no primeiro trimestre, o total de acessos digitais alcançou 97,7 milhões, o que supera a marca de 1 milhão de acessos ao dia.

Também segundo Pires, a implantação segue uma lógica de negócio com foco na automação da análise de risco e da exclusão da fraude em processos de tempo real, com validação de múltiplos fatores. “Nossa prioridade é fortalecer a atração e ampliar as capacidades de crosselling e upselingde produtos financeiros, através de uma experiência digital segura para os clientes e para o banco”, afirmou Osvaldo Lobo Pires.

Com a integração com a plataforma automatizada da Flexdoc, após a captura via app Banrisul Digital, as informações são extraídas da empresa parceira a partir de fotos de documentos e selfies do cliente enviadas via smartphone.  O método de validação emprega a checagem de padrões gráficos de documentos com bibliotecas históricas.

A solução cria algoritmos biométricos aplicados sobre as imagens para comparar fotos instantâneas do usuário com aquelas usadas em CNH, RG, arquivos públicos e até mesmo em perfis de redes sociais associados ao indivíduo. O app Banrisul Digital passou a explorar também a conferência óptica de assinaturas e a confrontação de dados dos registros com fontes como cartórios, cadastros de pagadores, comércio e polícia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.