Polícia Federal terá novo sistema de dados biométricos

Expectativa é que até 50,2 milhões de cadastros sejam realizados em 48 meses no Abis

Author Photo
9:54 am - 08 de julho de 2021
Computação de borda

Paulo Maiurino, diretor-geral da Polícia Federal (PF), assinou, na última segunda-feira (05), um contrato para aquisição de ferramentas de identificação biométrica. O sistema, apelidado de Solução Automatizada de Identificação Biométrica (Abis), permitirá a identificação de cidadãos através do armazenamento de dados biométricos.

O sistema entra em funcionamento já com um banco de dados de 22 milhões de cadastros.  A expectativa é que até 50,2 milhões de cadastros sejam realizados em 48 meses. Com a implementação do Abis, o sistema anterior, o Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (Afis), será descontinuado. O Afis foi utilizado por mais de 16 anos.

Leia mais: Após notificação, RaiaDrogasil diz que vai interromper coleta de biometria

Segundo a Agência Brasil, o Abis oferece, com exatidão, cruzamento de dados, consultas de impressões digitais e até mesmo reconhecimento facial com exatidão. A capacidade do sistema pode ser expandida para identificar os dados de até 200 milhões de brasileiros.

“A pretensão de contar com a ferramenta [Abis] era um projeto antigo do órgão, que tivera pedidos anteriores negados por pendências junto ao Tribunal de Contas da União“, informou, em comunicado, a Polícia Federal.

A nota informa, ainda, que a aquisição do novo sistema vem acompanhada da chegada de novos equipamentos que serão usados por agentes policiais para realizar o cadastro, fazer análises forenses e colher dados biométricos relevantes para investigações. Entre os novos dispositivos, uma estação portátil de cadastro e consulta de dados biométricos que será usada por papiloscopistas.

(Com informações de Agência Brasil)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.