Banco Neon aprimora segurança e experiência dos clientes com autenticação

A fim de oferecer mais segurança e usabilidade no pagamento on-line de seus clientes, o Banco Neon, instituição 100% digital, implementou este ano, em parceria com a Visa, novas tecnologias no combate às fraudes. Ao unir o Serviço de Autenticação do Consumidor Visa (VCAS – Visa Consumer Authentication Service), com a autenticação por selfie, o banco conseguiu diminuir a exposição a fraudes e ainda melhorou a experiência dos clientes.

Com o VCAS, o banco tem acesso a uma quantidade de dados em tempo real para decidir se aprova uma transação usando a análise de risco com base em informações da transação, do dispositivo utilizado na compra (celular, tablet ou desktop) e de comportamentos do consumidor.

“Quando o VCAS identifica uma transação de risco, ele avisa ao banco, que tomará as atitudes apropriadas para autenticar a transação”, explica Júlio Dário, CTO do Banco Neon. Ainda de acordo com o executivo, a área de produto da instituição trabalhou integrada ao time de tecnologia da Visa para o sucesso do projeto.

Desta forma, a cada dez transações realizadas por seus clientes no e-commerce, nove delas são concluídas com sucesso — ou seja, sem fraude — considerando todos os tipos de autenticações disponíveis: selfie, biometria por digital e senhas.

A autenticação de transações é normalmente requisitada pelos estabelecimentos comerciais aos emissores de meios de pagamentos eletrônicos que buscam se certificar de que aquele portador do cartão é realmente quem está efetuando a compra.

Reconhecimento facial

Já a adoção da selfie no processo de autenticação, lançada em maio também em parceria com a Visa, é o método de confirmação de identidade mais utilizado pelos clientes do banco. Nas compras on-line, a solução oferecida pela Visa ao Banco Neon permite que a autenticação da transação seja realizada pela própria selfie já cadastrada, de forma simples e com segurança, no aplicativo do banco.

“A partir da base de biometria de nossos clientes, foi fácil de criar, em parceria com a Visa, uma solução que integrasse as duas tecnologias e que possibilitasse a redução das fraudes”, afirma Alan Chusid, diretor de novos negócios do Banco Neon. Sem revelar números, o executivo acrescenta que houve uma recepção muito favorável do mercado, o que impactou positivamente os negócios da instituição.

Em breve, o Banco Neon pretende expandir sua estratégia de segurança ao implementar a especificação 3-D Secure que irá dar suporte às autenticações e integrações das carteiras digitais, assim como nas transações tradicionais dos e-commerces. O protocolo 3DS 2.0 aprimora as capacidades de autenticação baseadas em risco do emissor e melhora a experiência do usuário em vários casos e usos.

Recent Posts

Gartner: 5 tendências de engenharia de software para 2024

Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…

12 minutos ago

Scala Data Centers testa com sucesso uso de diesel verde

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…

42 minutos ago

“Decisões que tomamos hoje podem estar erradas em seis meses”, diz chefe de IA da Dell

Implementar uma arquitetura aberta e flexível para poder se adaptar ao rápido ritmo de evolução…

53 minutos ago

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

16 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

17 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

18 horas ago