B3 vai usar IA generativa para educação financeira para investidores

Nova ferramenta da B3 será alimentada com conteúdos que passam pela curadoria da bolsa do Brasil

Author Photo
11:58 am - 03 de julho de 2023
B3 migração nuvem Imagem: Shutterstock

A B3 anunciou na semana passada, durante o Febraban Tech, que está desenvolvendo com a Microsoft uma ferramenta de inteligência artificial generativa para ajudar investidores com conteúdos de educação financeira. A plataforma está em fase final de testes e estará disponível para o público geral no Hub de Educação Financeira da B3 em agosto, diz a empresa.

Segundo a B3, a plataforma vai falar sobre finanças pessoais e investimentos de maneira simplificada. Vai usar como fonte para alimentar a IA informações da própria B3, da CVM e de outros parceiros de educação financeira brasileiros que já estão no hub. O objetivo é que o usuário saiba de onde veio a informação apresentada.

Leia também: Open Finance ainda está distante dos núcleos de negócios das empresas

“O objetivo é capacitar o investidor para que ele esteja bem informado para tomar decisões em relação ao planejamento financeiro e patrimônio desde os primeiros passos na jornada dos investimentos”, diz Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoas físicas da B3.

Neste primeiro momento, a ferramenta trará um conteúdo focado nas necessidades de um investidor iniciante interessado no mercado de ações. Especialistas, professores e influenciadores digitais de educação financeira também participam da iniciativa “treinando” e ferramenta com conteúdos confiáveis.

“O mercado tem feito um grande esforço nos últimos anos para tornar mais simples e fluída a experiência do investidor. Vimos como as inteligências artificiais ganharam relevância também no mundo dos investimentos e, por isso, decidimos trabalhar em uma ferramenta que pudesse auxiliar o investidor na personalização da sua jornada”, diz Rodrigo Nardoni, vice-presidente de tecnologia da B3.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.