AWS planeja investir £8 bilhões no Reino Unido para expandir infraestrutura de nuvem
Os novos centros de dados da Amazon Web Services contribuirão para o crescimento econômico digital e capacitação em IA no país
A Amazon Web Services (AWS) anunciou um investimento de £8 bilhões no Reino Unido até 2028, focado na expansão de sua infraestrutura de centros de dados. Segundo a empresa, esse aporte visa fortalecer a economia digital, promovendo inovação e melhorando a produtividade de empresas de diversos setores. Além disso, a AWS estima que sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do país alcance £14 bilhões no período.
Com clientes que incluem gigantes como AstraZeneca, easyJet e o NatWest Group, a AWS tem sido uma peça central no crescimento do uso de tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial (IA). Essas ferramentas têm permitido que startups e pequenas e médias empresas (PMEs) no Reino Unido se tornem mais competitivas e inovadoras, reduzindo custos e acelerando a implementação de novas soluções tecnológicas, afirma a empresa em comunicado.
Leia também: Em casa, no mundo: a vida dos programadores brasileiros que trabalham no exterior
Uma pesquisa encomendada pela AWS revelou que 84% dos clientes da empresa economizaram até 28% com a adoção da computação em nuvem, em comparação com a manutenção de uma infraestrutura local.
Os entrevistados indicaram que a AWS reduz o tempo de lançamento de novos softwares em 27%, em média. Além disso, 82% acreditam que a computação em nuvem ajudou na expansão global de seus negócios, e 85% afirmam que facilitou a competição com grandes empresas. A nuvem também trouxe benefícios como redução de custos e incentivo à inovação, além de melhorar a eficiência energética e sustentabilidade, com 78% dos clientes da AWS relatando menor consumo de energia e maior sustentabilidade.
“Os próximos anos podem ser um dos mais decisivos para o futuro digital e econômico do Reino Unido, à medida que organizações de todos os tamanhos no país adotam cada vez mais tecnologias como computação em nuvem e IA para ajudar a acelerar a inovação, aumentar a produtividade e competir no cenário global”, disse Tanuja Randery, Vice-Presidente e Diretora Administrativa para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) da AWS.
O investimento também busca capacitar a força de trabalho britânica, diz a empresa. A AWS já treinou mais de 31 milhões de pessoas globalmente em habilidades digitais, incluindo IA, superando sua meta de oferecer formação gratuita a 29 milhões até 2025. A empresa diz que esses esforços visam atender à crescente demanda por profissionais com habilidades em computação em nuvem e IA, áreas que a empresa acredita serem essenciais para o futuro econômico do Reino Unido.
Uma análise independente da Telecom Advisory Services revelou que, em 2023, a computação em nuvem gerou um impacto econômico de mais de £42 bilhões no Reino Unido. Esse valor representa 1,6% do PIB, superando o tamanho da indústria de manufatura automotiva no país. Desde 2020, a AWS já investiu mais de £3 bilhões no Reino Unido para acompanhar o aumento da demanda de seus clientes. Esse aporte ajudou a sustentar em média 6.000 empregos de tempo integral em empresas locais. Agora, com o novo anúncio, a empresa planeja ampliar o total investido para mais de £11 bilhões até 2028.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!