AutomationEdge aposta em ‘biblioteca de bots’ com lançamento de marketplace

Botshop quer ser biblioteca pública de bots e facilitar o trabalho de desenvolvedores na automação de tarefas rotineiras

Author Photo
10:22 am - 01 de março de 2023
bot, chatbot, RPA Foto: Shutterstock

A AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação e RPA, anunciou o lançamento do que chama de marketplace de bots. Chamada de Botshop, a plataforma pretende se tornar uma biblioteca pública de bots, compartilhando fluxos de automação.

Segundo a empresa, trata-se de um facilitador do processo de robotização, uma vez que permite criar um código para automatizar processos rotineiros, sem a necessidade da presença do desenvolvedor. Nativo em nuvem, a plataforma também tem arquitetura escalável.

“As automações, geralmente, são construídas para resolver problemas simples e usuais das áreas de negócio. Por exemplo, consultas a CNPJs, validação de IPVAs, conciliações bancárias, cadastros de funcionários em sites de benefícios, acesso de usuários, e-social fazem parte da rotina do RH, assim como muitos outros exemplos, e todas essas situações são compartilhadas por inúmeros departamentos financeiro”, explica Fernando Baldin, CEO da AutomationEdge Brasil.

Leia também: Fudadores da Kabum querem anulação da venda para Magalu e acusam Itaú de fraude

O lançamento do marketplace de bots reforça a estratégia da AutomationEdge iniciada em 2021 com a oferta de um software as a service de RPA. A empresa posiciona as duas iniciativas em meio à acelerada transformação digital e a demanda por talentos em TI. De forma geral, as ofertas permitem a qualquer companhia implementar e operar a automação sem a necessidade de infraestrutura ou a compra de licenças.

Segundo a AutomationEdge, os robôs são gratuitos. Para utilizá-los, é necessário conectá-los a entrada e saída de dados, conhecimento que pode ser adquirido na própria plataforma com o programa de treinamento da AutomationEdge, na versão Trial Free.

“Todo o processo é muito simples. Primeiro o cliente precisa ter uma conta na plataforma da AutomationEdge, algo que pode ser feito rapidamente pelo site, e ter o Process Studio instalado na máquina. Com isso pronto, basta acessar o site, escolher o robô e receber no e-mail um link com o arquivo psw, que ao ser importado já está pronto para uso”, finaliza Baldin.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.