O número de chamados remotos para a realização da manutenção em equipamentos de TI, incluindo computadores, notebooks e infraestrutura de operação nas corporações, aumentou em 166% no primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram coletados pela FindUP, com base em chamados feitos por 142 companhias brasileiras no período.
São empresas dos segmentos financeiro, tecnologia, varejo, alimentos, entre outros. Segundo a companhia, o número é reflexo direto da retomada geral das atividades econômicas em 2022, e da necessidade de suporte técnico rápido na área de TI para anular riscos de parada da operação em um momento de retomada.
Leia também: Para 60% das PMEs, Black Friday é data mais importante para faturamento anual
O estudo também revela que o número de atendimentos remotos em TI foi 66,67% superior ao de presenciais.
Responsável por 52,70% das solicitações, o setor bancário lidera com folga a demanda pelos serviços. Segundo Fábio Freire, CEO da FindUP, o setor lidera porque ao longo da pandemia criou e disponibilizou muitos novos serviços financeiros. “Isso fez com que eles passassem a investir em soluções para diminuir as instabilidades dos sistemas”, diz.
A área de tecnologia foi responsável por 18,94% dos chamados entre janeiro e junho deste ano. Segundo Freire, os números são impulsionados pela alta demanda das empresas para a criação de softwares ou implantação de novos serviços em suas operações. O segmento varejista (18,30%) aparece em terceiro.
A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…
Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…
A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…
Um evento que promete debater as maiores inovações e tendências sobre internet das coisas (IoT)…
Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…
A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…