Ataque hacker ao site da Agência Mundial Antidoping pode estar relacionado a vazamento de dados do Partido Democrata

Cibercriminosos russos responsáveis por invadir o site da Agência Mundial Antidoping (Wada) - depois que a organização proibiu de atletas russos

Author Photo
10:52 am - 24 de agosto de 2016

Cibercriminosos russos responsáveis por invadir o site da Agência Mundial Antidoping (Wada) – depois que a organização proibiu de atletas russos participarem dos Jogos Olímpicos no Rio – podem ser os mesmos autores do vazamento de dados do Partido Democrata.

Segundo a equipe de especialistas em cibersegurança da ThreatConnect, o grupo hacker por trás dos incidentes seria conhecido pelo nome “Fancy Bear”. Suspeita-se que a equipe de cibercriminosos tenha ligações com a agência de segurança russa (GRU).

A invasão ao site da Wada aparentemente se deu por retaliação contra a corredora Yuliya Stepanova dos Jogos Olímpicos deste ano. Yuliya foi responsável por denunciar o esquema generalizado de doping que aconteceu na Rússia com apoio estatal. Durante os jogos de inverno em Sochi, na Rússia, Grigory Rodchenkov, médico responsável pelos exames na época, acobertou o uso de anabolizantes por atletas do país durante as competições.

A especialista da ThreatConnect, Toni Gidwani, ex-funcionária da Agência de Defesa dos EUA, disse ao The Guardian que a invasão aconteceu logo após a revelação do esquema de trapaça.

O mesmo grupo Fancy Bear foi responsável pela invasão aos sistemas do Partido Democrata. Apesar da ligação, a ThreatConnect identificou outro autor, o Cozy Bear, que também foi ligado à agência de inteligência russa e

Os grupos – tanto Facy Bear quanto Cozy Bear – têm três coisas em comum: ferramentas digitais caras, o que sugere patrocínio estatal; interesse em vazar informações sensíveis, embaraçosas ou estrategicamente importantes, em vez de dados financeiramente vantajosos; e uma escolha de alvos que se alinha com objetivos políticos russos.

Coincidência?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.