Atacadão moderniza sistema de backup das lojas

Operação de proteção de dados das mais de 340 lojas da rede foi automatizada com soluções da Lenovo

Author Photo
10:54 pm - 31 de maio de 2023
Atacadão, backup, Lenovo Imagem: Shutterstock

O Atacadão automatizou a operação de proteção de dados, cobrindo todas mais de 340 lojas no Brasil em um projeto de TI que conta com a parceria da Lenovo. Todas as unidades da empresa possuem operação de TI autônoma, com servidores que armazenam e processam localmente os dados de operação da loja.

No entanto, o processo de backup das informações ainda era semimecânico, se utilizando de fitas e robôs que exigiam intervenção manual. Esse cenário começou a mudar em 2021, quando a rede decidiu automatizar totalmente seu processo de backup, do gerenciamento ao armazenamento de dados das lojas.

O processo foi otimizado por meio da implementação de um sistema provedor de backup e de armazenamento das cópias de segurança em discos nos servidores Lenovo. O trabalho, além de elevar o nível de proteção das informações, permitiu a implementação de duas cópias para cada backup: uma que fica armazenada localmente no servidor da loja e outra que é replicada para a nuvem, permitindo a recuperação dos dados em caso de desastre.

Leia também: Bares e restaurantes no Brasil avançam na transformação digital

Humberto de Lima, diretor de e-commerce e transformação digital do Atacadão, conta que o novo projeto redobrou a segurança dos dados da empresa. “A solução da Lenovo nos permite recuperar os dados de uma loja específica mais rapidamente, assim como também nos garante maior segurança desses dados, uma vez que estão também em nuvem e criptografados.”

O processo de implementação nas lojas Atacadão começou em agosto de 2022. Segundo Lima, já é possível mensurar resultados significativos. No novo cenário, não há mais a intervenção manual para o processo de backup, o que resulta em uma operação mais autônoma e digitalizada.

“O objetivo era que a otimização de nosso processo de backup fosse o menos impactante possível para a operação. Todos têm se adaptado à nova tecnologia, desde os operadores de caixa até a equipe de TI do Atacadão,” conta Lima.

O Atacadão também conta com servidores e storage no data center da Lenovo, além de soluções hiperconvergentes que habilitam o processamento e armazenamento de dados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.