Anatel utiliza IA em operação contra fraudes na Black Friday e apreende 22 mil produtos

Operação aconteceu na cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP), em cinco centros de armazenagem e distribuição da Amazon e do Mercado Livre

Author Photo
2:30 pm - 02 de dezembro de 2024
Imagem: gov.br/anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu 22 mil produtos durante a Operação Black Friday, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro. A ação de fiscalização foi realizada em conjunto com a Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal e contou com o uso de inteligência artificial (IA) por parte do governo.

A operação aconteceu na cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP), em cinco centros de armazenagem e distribuição da Amazon e do Mercado Livre. Entre os itens apreendidos estavam aparelhos celulares, power banks, carregadores de celular, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks, entre outros que somam o valor estimado de R$ 3 milhões.

A apreensão faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Agência, que busca verificar se os produtos vendidos via marketplaces como a Amazon e o Mercado Livre, estão sendo comercializados legalmente, ou seja, que os produtos não são objeto de descaminho, contrabando ou de evasão de imposto. A ação também tem o objetivo de garantir que os produtos estão dentro dos padrões de qualidade e segurança do programa de certificação e homologação da Anatel.

Para realizar a fiscalização, tanto na Operação quanto em seu dia a dia, a Anatel desenvolveu o Regulatron. A ferramenta de inteligência artificial automatiza a coleta, processamento, a visualização e a análise quantitativa e qualitativa de anúncios veiculados, e é utilizada pelo Escritório de Inovação da Superintendência de Fiscalização para coletar evidências de irregularidades e direcionar as vistorias nos centros de armazenagem e distribuição dos marketplaces.

Veja também: Anatel e EAF anunciam conclusão de liberação da faixa de 3,5 GHz em todo o Brasil

Segundo um dos conselheiros da Anatel, Alexandre Freire, em futuras operações, novas ferramentas tecnológicas serão implementadas, ampliando a capacidade da Agência de proteger o setor e os consumidores, reforçando a segurança e a equidade no mercado de telecomunicações.

Além de ter sido programada com o uso de Inteligência Artificial, a Operação Black Friday contou com a participação de 48 agentes de fiscalização, 12 servidores de apoio da Agência e 20 servidores da DIREP/RFB. A Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel, a Corregedoria da Agência e servidores da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação também acompanharam a operação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.