Anatel libera faixa de 3.5 GHz que dá acesso ao 5G a mais 623 municípios

Com isso, Brasil passa a ter 3.079 municípios onde 5G poderá ser utilizado

Author Photo
11:30 am - 01 de dezembro de 2023
Anatel, 5G Imagem: Shutterstock

O 5G está chegando a mais cidades brasileiras. Segundo comunicado da Anatel, a partir do dia 4 de dezembro, a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone chegará a mais 623 municípios. Dessa forma, as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa.

Com a nova atualização, o Brasil passa a ter 3.079 municípios com a faixa de 3,5 GHz, que poderá levar o 5G a aproximadamente 172 milhões de brasileiros, correspondendo a cerca de 81% da população do Brasil.

Leia mais: A implementação do 5G e a economia circular

A Anatel ressalta, entretanto, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A expectativa é que em junho de 2024, o país conte com 3.678 municípios onde a faixa esteja liberada, representando, segundo a Anatel, um avanço significativo frente ao planejamento inicialmente estabelecido no Edital do 5G.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados no portal.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.