Alta dos combustíveis afeta volta aos escritórios dos brasileiros

Segundo pesquisa da Citrix, mais da metade dos funcionários gostaria de trabalhar em casa para evitar os altos custos de locomoção

Author Photo
3:45 pm - 12 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

A alta no preço dos combustíveis tem influenciado a disponibilidade de funcionários retornarem aos escritórios. De acordo com uma pesquisa da OnePoll conduzida pela Citrix Systems, no Brasil, 54% das pessoas desejam continuar trabalhando em casa a fim de evitar os altos custos de locomoção. Nos Estados Unidos, o número é ainda maior, com 57%. No mundo, quase metade dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa concorda que a alta no preço dos combustíveis afeta seus planos de voltar ao escritório.

“Trata-se de uma análise clássica de custo-benefício”, diz Traci Palmer, vice-presidente de pessoas e capacidade de organização da Citrix. “Os funcionários perceberam que é possível serem engajados e produtivos tal como no escritório trabalhando em casa. Visto que os preços da gasolina continuam a aumentar, eles estão questionando se os benefícios de trabalhar no escritório superam o tempo e o dinheiro associados ao deslocamento”.

Leia mais: 5 dicas para fazer o trabalho híbrido em TI 

Dos cinco mil trabalhadores pesquisados em sete países, a maior parte – na maioria dos mercados – indicou que trabalhará mais frequentemente de casa para reduzir os custos de deslocamento.

E um número significativo acredita que seus empregadores devem ajudá-los a compensar os custos do trajeto para o escritório quando eles optarem por aumentar seus salários ou fornecer um subsídio para combustível. No Brasil, 87% dos colaboradores concordam que empregadores devem compensar com os custos do combustível.

“A chave para manter os funcionários engajados e produtivos está em criar experiências de trabalho em qualquer lugar onde essas elas (experiências) sejam adequadas, que possibilitem a colaboração e que capacitem as pessoas a fazer suas atividades da melhor forma, independentemente de sua localização”, explica Palmer.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.