5 dicas para fazer o trabalho híbrido em TI

Se você, sua liderança ou sua equipe não tem certeza de implantar um ambiente de trabalho híbrido, você experimentou a Grande Confusão Híbrida

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9:19 am - 10 de maio de 2022
home office desenvolvedora

Quando a Covid-19 chegou, a TI teve que ajustar seus processos e procedimentos internos, logística e políticas de segurança ao mesmo tempo em que ajudava o resto da organização a se adaptar a um ambiente de trabalho remoto completo. Então, adicionando complexidade extra a uma situação já difícil, veio a Grande Demissão, onde muitos funcionários, principalmente os baby-boomers, decidiram não voltar ao trabalho.

Para TI, isso é duplamente complexo. Durante anos, os líderes de TI competiram na Guerra pelo Talento para contratar as pessoas certas com as habilidades e experiência certas no momento certo. Muitas das pessoas que decidiram se aposentar no início da Grande Demissão estavam trabalhando em tecnologias legadas, como páginas ASP da Microsoft, PowerBuilder e outras plataformas que eram maravilhas de ponta em seus dias, mas com o passar do tempo, tornaram-se a dívida técnica dentro de nossos data centers — e notoriamente difíceis de contratar. Adicionado a isso está a necessidade contínua de apoiar as bilhões de linhas de produção COBOL, que sobreviverão a todos nós.

Embora a mudança para casa tenha sido exigida pela regulamentação municipal e pelo medo de uma pandemia cada vez maior, voltar ao escritório, permanecer totalmente virtual ou tornar-se híbrido baseia-se na decisão da administração. E está provando ser muito mais complexo do que a mudança para casa em 2020 – daí a Grande Confusão Híbrida.

Aqui estão cinco dicas que ajudarão você a navegar com sucesso em uma organização de TI híbrida.

Use “faixas de fuso horário” como estratégia de contratação

Uma vez tomada a decisão de migrar para um modelo de emprego totalmente virtual ou híbrido, a próxima pergunta é onde localizar fisicamente sua equipe virtual. Certamente, tê-los morando perto de seu escritório corporativo é o ideal, para que possam entrar no escritório conforme necessário ou em um horário predefinido, como todas as terças-feiras ou uma vez por mês para uma reunião geral da equipe.

Sua próxima melhor opção é usar o conceito de “faixas de fuso horário”. A ideia é que, se você contratar pessoas que moram dentro de um fuso horário do seu escritório, em vez de de todo o mundo, isso remova a logística relacionada ao fuso horário e ajuda a contratar as melhores pessoas, porque todos estão trabalhando no primeiro turno. Por exemplo, se você mora em Chicago, IL, que é o horário padrão central (CST), indo apenas um fuso horário para o Leste ou Oeste, você pode contratar pessoas na maior parte dos Estados Unidos e do Norte do Canadá e até do extremo Sul da América do Sul e ter todos trabalhando no mesmo horário comercial.

Use a TI como um campo de teste de tecnologia virtual

Centenas de milhões de dólares estão agora sendo investidos em novos e empolgantes produtos de tecnologia virtual para uso em um ambiente de escritório. Usar a TI como o teste interno da empresa para essas novas tecnologias permite que a TI:

– Seja vista como a líder de pensamento interno no uso de ferramentas de comunicação, colaboração e produtividade de ponta no escritório
– Melhore a sua própria eficiência e eficácia interna
– Suporte melhor a essas tecnologias quando elas forem lançadas para o resto da organização, porque a TI terá a perspectiva do usuário sobre a tecnologia

Evite criar uma equipe bifurcada em casa/escritório

Uma cultura bifurcada em casa/escritório é quando os funcionários que trabalham no escritório têm uma cultura e sentimentos diferentes sobre o trabalho em relação àqueles que trabalham em casa. Essa cultura dividida pode criar sentimentos de nós contra eles ou os que têm e os que não têm dentro da organização. Por exemplo, funcionários que trabalham apenas no escritório podem se sentir ressentidos por não poderem trabalhar em casa. Por outro lado, aqueles que trabalham em casa podem se sentir ressentidos porque as pessoas que trabalham no escritório estão recebendo todos os bons projetos, são mais propensas a serem promovidas e são menos suscetíveis a demissões. Se esses sentimentos são verdadeiros ou falsos é quase irrelevante. Nesse tipo de situação, a percepção é tão perigosa quanto a realidade.

Modifique as práticas de liderança para um local de trabalho híbrido

Liderar uma equipe híbrida depende das mesmas práticas e conceitos recomendados que você usa pessoalmente, mas você deve ser muito mais estratégico, tático e deliberado em sua execução. Grandes líderes ao longo do tempo desenvolvem processos para conduzir reuniões, delegar tarefas, motivar funcionários e assim por diante. O truque para você, como líder de TI, é listar cada uma de suas melhores práticas desenvolvidas com sucesso e analisar como elas podem ser modificadas para funcionar em seu ambiente híbrido.

Cuidado com a ladeira escorregadia

Uma decisão relacionada ao híbrido ou um favor bem-intencionado fornecido a um funcionário por um gerente tem o potencial de abrir um precedente acidentalmente. Como líder de TI, suas políticas híbridas de funcionários devem ser claramente definidas com o mínimo de espaço possível para interpretação e devem ser aplicadas universalmente por todos os gerentes de TI.

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