AI da Microsoft coloca visitante no desfile certo e em alto estilo

Já faz algum tempo que a Microsoft posicionou a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) como pilar da sua estratégia. Para quem não faz parte do mundo de tecnologia da informação (TI), no entanto, entender essa tendência, na prática, pode parecer desafiador. É por isso que a companhia decidiu mostrar como a AI pode ser levada para alguns setores, como o de moda.

Nesta semana, a gigante de tecnologia pegou carona na São Paulo Fashion Week (SPFW) e levou um totem interativo com inteligência artificial para o evento, que acontece de 27 a 31 de agosto, na capital paulista.

Quem acessa o segundo andar da Bienal, onde acontece a SPFW, na área de convivência, depara-se com um totem equipado com uma câmera. Ao se posicionar em frente a ele, a tecnologia mapeia idade aproximada, roupas, cor do cabelo e uso de maquiagem e acessórios. Tudo isso para identificar o estilo da pessoa – entre cool, moderno/sofisticado e urbano – e recomendar desfiles/coleções da temporada que têm a cara do visitante.

No teste realizado pelo IT Forum 365, o sistema se aproximou da minha idade, identificou meu estilo e sugeriu três desfiles realizados ontem (28/8), que poderiam me agradar.

Fabio Scopeta, líder de Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina, contou ao IT Forum 365 que a equipe da Microsoft e da SPFW ensinaram a tecnologia de inteligência artificial a entender signos de estilo que sugerem afinidade com as diferentes marcas que compõem o calendário.

Scopeta explicou que a aplicação desenvolvida pela Microsoft utiliza a tecnologia de deep learning (aprendizado profundo) e visão computacional para interpretar imagens e identificar peças de vestuário, como calça, blusa, bermuda, saia, vestido e suas cores.

“No processo de aprendizagem, o sistema estudou mais de 55 milhões de imagens disponíveis na internet para reconhecer os elementos do guarda-roupa”, detalhou ele. Entre a pesquisa e o desenvolvimento, a companhia consumiu dois meses para chegar à solução final, assinalou.

AI além das passarelas

Para os varejistas, apontou o executivo, a aplicação de um sistema do tipo pode contribuir para o processo de compra. “É possível aprimorar a experiência do consumidor, indicando estilos e mostrando na loja a localização das peças que mais agradam a pessoa”, exemplificou.

Segundo o executivo, esse é apenas um exemplo de como a Microsoft busca democratizar a tecnologia. A empresa também está levando a inteligência artificial para outros segmentos, como o de saúde, por exemplo. No Hospital 9 de Julho, em São Paulo, há um piloto em curso. A tecnologia identifica a possibilidade de queda de pacientes de macas, evitando, assim, acidentes.

“Também trabalhamos com a Oncoclínicas, em São Paulo, para ajudar oncologistas a encontrar a área específica de instalação de um tumor. Assim, é possível aplicar o tratamento de radioterapia apenas na região demarcada”, comentou ele.

Recent Posts

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API na APIX 2024

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 minutos ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

2 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

2 horas ago

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

3 horas ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

4 horas ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

5 horas ago