Adobe anuncia compra da Figma por US$ 20 bilhões

Operação feita metade em dinheiro, metade em ações, deve aprimorar portfólio de 'criatividade colaborativa' da Adobe

Author Photo
10:58 am - 15 de setembro de 2022

A especialista em ferramentas gráficas Adobe anunciou nessa quinta (15) um acordo definitivo para compra da Figma, startup dona da ferramenta de design gráfico web de mesmo nome. A operação de US$ 20 bilhões será feita metade em dinheiro e metade em ações, e deve aprimorar o portfólio da empresa compradora na área de “criatividade colaborativa”, como ela mesma define.

A operação ainda está sujeita a aprovações regulatórias e, espera a Adobe, deve estar concluída em 2023.

Após o fechamento da transação, Dylan Field, cofundador e CEO da Figma, continuará liderando a equipe, mas agora respondendo para David Wadhwani, presidente do negócio de mídia digital da Adobe. Até que a transação seja concluída, cada empresa continuará operando de forma independente.

“O Figma atraiu uma nova geração de milhões de designers e desenvolvedores”, diz a própria Adobe em comunicado para a imprensa. “Juntas, Adobe e Figma vão reimaginar o futuro da criatividade e produtividade, acelerando a criatividade na web.”

Leia também: Adobe Experience Cloud anuncia diretor enterprise para A. Latina

Fundada em 2012 por Dylan Field e Evan Wallace, a Figma ganhou mercado oferecendo ferramentas de design gráfico mais acessíveis, baseadas em web e sob assinatura, e com forte apelo colaborativo. Ganhou terreno sobretudo sobre a própria Adobe, cujas ferramentas são tradicionalmente mais caras, complexas, exigentes em termos de equipamento, e que demoraram a migrar para o modelo de assinatura na nuvem.

Segundo a Adobe, a Figma tem mercado total endereçável de US$ 16,5 bilhões até 2025. A expectativa é que a empresa adicione aproximadamente US$ 200 milhões em receitas anual líquida recorrente à Adobe já em 2022. A empresa tem margens brutas de aproximadamente 90% e fluxos de caixa operacionais positivos, declara a adquirente.

“Com a incrível experiência e inovação da Adobe, especialmente em 3D, vídeo, vetores, imagens e fontes, podemos reimaginar produtos fim a fim nos navegadores, enquanto construímos novas ferramentas e espaços para empoderar os clientes e desenhar produtos mais rápido e mais facilmente”, declarou no mesmo comunicado o CEO da Figma.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.