“Vamos romper a bolha”, diz diretor de vendas B2B da Acer sobre ingresso no mercado corporativo

Dominado por dois grandes players, Acer quer desafiar B2B e ser reconhecida como uma das melhores opções em soluções corporativas

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11:30 am - 17 de setembro de 2024
Marco Vorrath, diretor de vendas B2B da Acer Brasil. Foto: Divulgação

A Acer, reconhecida por sua presença no varejo, anunciou sua entrada no segmento corporativo no Brasil. À frente desse desafio está Marco Vorrath, diretor de vendas B2B da Acer Brasil e ex-executivo de grandes marcas como Dell, Samsung e Intel. Em entrevista ao IT Forum, o executivo compartilhou os detalhes dessa nova empreitada.

Vorrath explicou que, embora a Acer seja conhecida pelos consumidores finais, a empresa tem uma longa história no mercado B2B fora do país. “A Acer não está entrando agora no segmento corporativo. Temos experiência de décadas nesse mercado, com aquisições importantes como Texas Instruments e Gateway na década de 90. Agora, estamos trazendo esse DNA para o Brasil de forma estruturada”, diz ele.

Para atender ao mercado brasileiro, a Acer desenvolveu um modelo de negócios exclusivo, alinhado às necessidades locais. Esse plano abrange desde a fabricação local de produtos até soluções de locação e serviços altamente customizáveis, fatores que a empresa acredita serem cruciais para competir em um segmento dominado por grandes players.

“O nosso diferencial é a combinação de portfólio, serviços e uma solução financeira robusta, incluindo a possibilidade de locação direta, sem intermediários ou bancos”, destaca Vorrath.

Um dos trunfos adicionais da estratégia para o B2B da Acer no Brasil é o serviço “Acer as a Service“, que quer revolucionar o modelo tradicional de aquisição de tecnologia. “Para muitas pequenas e médias empresas (SMBs), a locação de equipamentos, acompanhada de serviços completos, pode ser uma solução mais viável do que a compra direta, especialmente em tempos de restrição de fluxo de caixa. Oferecemos uma solução completa que vai além do hardware, com a possibilidade de atualização contínua e suporte dedicado”, explica.

Segundo o executivo, o momento é oportuno no mercado. Dados da consultoria IDC de agosto deste ano mostram que só de PCs vendidos anualmente são, aproximadamente 2,5 milhões a 5 milhões. O número reflete as aquisições de empresas para atualização de parques tecnológicos, suporte ao trabalho remoto e outras necessidades corporativas.

Produtos customizáveis

Um ponto-chave da estratégia da Acer é a personalização. Vorrath ressalta que a Acer está comprometida em oferecer soluções sob medida para seus clientes corporativos, fugindo de um modelo padronizado de “prateleira”. “Temos uma equipe de serviços que trabalha diretamente com os clientes para entender suas necessidades e criar soluções tailor-made. Essa capacidade de personalizar é algo que nos diferencia no mercado”, conta.

Além disso, a Acer está investindo em fabricação local, com destaque para sua linha de mini desktops desenvolvidos no Brasil, além de notebooks como a série Travel Mate, herança da Texas Instruments e considerada o carro-chefe da empresa no segmento corporativo.

Desafios e oportunidades da Acer no B2B

Embora a Acer tenha grandes ambições para o mercado corporativo no Brasil, Vorrath reconhece que o caminho não será fácil, especialmente em um setor dominado por dois grandes players. “Estamos entrando em um mercado muito competitivo, permeado por marcas tradicionais. Mas acreditamos que, com nosso portfólio diversificado, serviços diferenciados e a possibilidade de locação, podemos romper essa bolha.”

O executivo também comentou sobre o impacto da pandemia na aceleração das transformações digitais e a crescente demanda por mobilidade, segurança e hardware de alta performance. “A pandemia foi um chamado para o mercado corporativo como um todo, gerando um boom de demanda por dispositivos e soluções que permitam o trabalho remoto e a atualização de parques tecnológicos.”

Para o futuro, a expectativa da Acer é ambiciosa: “Nos próximos dois anos, esperamos que o segmento corporativo represente entre 15% e 20% do nosso faturamento. Estamos prontos para incomodar o mercado e sermos reconhecidos como uma das melhores opções em soluções corporativas”, conclui Vorrath.

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Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

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