Mais de 90% das prefeituras disponibilizam pelo menos um serviço on-line em 2023

Pesquisa do CGI.br indica avanço de prefeituras, mas digitalização ainda é desafio em pequenas cidades

Author Photo
9:20 am - 19 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Mais de nove em cada dez (91%) das prefeituras brasileiras disponibilizaram ao menos um serviço on-line aos cidadãos durante 2023. É o que revela a edição mais recente do estudo TIC Governo Eletrônico, lançada na segunda-feira (17) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Dez anos atrás, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, a proporção era de 75% – o que, segundo o órgão, demonstra avanço “significativo” no processo de digitalização dos serviços públicos municipais.

O levantamento, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostrou também que, entre as prefeituras com website (92% do total), o serviço disponível mais citado foi o download de documentos ou formulários, com 89% das menções, seguido de emissão de nota fiscal eletrônica (83%), seguido por emissão de boletos de tributos ou outras guias de pagamento (70%).

Agendamentos de consultas e atendimentos ainda é mais raro, com 33% de menção.

Leia também: Hcor adota nova plataforma para interoperabilidade de dados de saúde

A maioria (94%) das prefeituras de localidades com mais de 500 mil habitantes ofertaram cinco ou mais tipos de serviços on-line investigados em 2023. Mas em prefeituras de municípios com até 10 mil habitantes essa era a realidade para pouco mais da metade (56%).

“O estudo identificou menor oferecimento de serviços públicos pelo website entre as prefeituras de menor porte. Compreender essa diferença de provisão de serviços entre os distintos tamanhos de cidade é fundamental para identificar as necessidades desses municípios ao desenvolver suas iniciativas de governo digital”, diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Realizada a cada dois anos, a 6ª edição da pesquisa foi feita com base em entrevistas por telefone em 677 órgãos públicos federais e estaduais dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público e 4.265 de prefeituras entre julho de 2023 e fevereiro de 2024.

A lista completa de indicadores pode ser conferida nesse link.

Contatos digitais

Embora as prefeituras tenham aumentado os atendimentos ao cidadão via internet, o telefone ainda é a forma de contato mais disponibilizada pelos governos municipais para a solicitação de serviços públicos (85%). A pesquisa revela também que, entre 2021 e 2023, houve crescimento na utilização de meios de contato digitais para esse fim.

O uso de WhatsApp ou Telegram como canal para o cidadão solicitar serviços públicos passou de 48% para 56% nesse período; no website oficial, de 46% para 52%; e por aplicativos de celular da prefeitura, de 17% para 20%.

Quase metade (49%) das prefeituras disseram exigir que o cidadão faça login ou cadastro para acessar algum serviço on-line, sendo mais frequente nas cidades com mais de 500 mil habitantes (78%) do que naquelas com população de até 10 mil (44%). A adoção de sistema de cadastro da própria prefeitura (40%) foi a mais mencionada entre as cidades brasileiras, seguida da plataforma Gov.br (13%).

Tecnologias emergentes

Em 2023, houve crescimento no uso de inteligência artificial (de 24%, em 2021, para 30%, em 2023) e internet das coisas (de 18% para 27%) entre órgãos públicos federais e estaduais, ao mesmo tempo em que observou estabilidade na adoção de blockchain (de 13% para 15%).

IA foi a tecnologia cuja utilização apresentou maior diferença entre os níveis de governo. Enquanto aproximadamente metade dos órgãos federais (49%) adotaram esse tipo de tecnologia, nem um terço dos estaduais (28%) apontaram esse uso.

Entre os motivos mencionados para a não utilização de IA, a falta de pessoas capacitadas no órgão público foi o mais citado no âmbito federal (34%), seguido de não ser uma prioridade para o órgão (25%). Entre os estaduais foram mencionados como principais motivos para não utilizarem IA: não ser uma prioridade para o órgão (35%), falta de recursos humanos capacitados para usarem IA (32%), incompatibilidade com as tecnologias existentes (32%), dificuldades de disponibilidade ou qualidade de dados necessários (31%) e a falta de necessidade ou interesse (31%).

Ainda sobre o uso de IA, a pesquisa apontou que os órgãos do Judiciário são aqueles que mais adotam a tecnologia: em 2023, 68% dos órgãos ligados a ele usavam aplicações de IA. O Judiciário também foi o poder que mais promoveu capacitação em IA para os funcionários de TI (80%), quando comparado ao Legislativo (58%), Ministério Público (52%) e Executivo (25%).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.