86% dos líderes do setor financeiro não usam dados para tomar decisões

Segundo pesquisa da InterSystems, dificuldade de acesso e desatualização causam desconfiança entre os líderes do setor financeiro

Author Photo
2:15 pm - 11 de junho de 2022
business analytics business analytics

Quase nove em cada dez líderes de negócios em empresas de serviços financeiros não confiam que seus dados podem ser usados para tomada de decisões, revelou uma pesquisa da InterSystems que ouviu mais de 550 líderes em 12 países.

Segundo a análise, essa falta de confiança poderia resultar de sistemas e fontes de dados desconectados uma vez que a maioria dos entrevistados (98%) revelou haver silos de dados e aplicativos em suas organizações.

Há outros desafios no caminho da tomada de decisões orientada a dados. Melhorar o acesso a eles é vital para 37% dos entrevistados que afirmaram que seu maior desafio é quanto tempo levam para acessá-los, e quando os obtêm, eles já estão desatualizados. Mais de um terço (34%) revelou que não é capaz de basear decisões em informações em tempo real. Como consequência da falta de acesso imediato, muitas vezes as decisões se baseiam em suposições que nem sempre estão corretas.

Leia mais: Tableau foca em importância de dados para expandir seus negócios

Essa falta de clareza em relação aos dados pode ser nociva ao avanço dos negócios e às expectativas das empresas, já que mais da metade dos entrevistados (51%) cita como sua maior prioridade tecnológica obter dados em tempo real para melhorar a tomada de decisões, enquanto 44% dizem que sua prioridade é desenvolver novos aplicativos. Mais de um quarto dos líderes (26%) acredita que ter acesso a dados em tempo real ajudaria a melhorar o risco corporativo e o gerenciamento de liquidez.

“O setor de serviços financeiros lida e processa enormes quantidades de dados todos os dias. Portanto, é vital que eles encontrem maneiras de superar os desafios que estão enfrentando no acesso, harmonização e análise de dados para poder usá-los de forma mais eficaz para impulsionar suas organizações. É aqui que os data fabrics se destacarão como uma nova abordagem de arquitetura”, destaca Ann Kuelzow, Head global de serviços financeiros da InterSystems,

Entre os entrevistados, 77% revelaram que considerariam a implementação de uma malha de dados para simplificar o acesso a dados distribuídos. As malhas de dados permitem que as empresas conectem silos de dados e acelerem e simplifiquem o acesso a ativos de dados para fornecer uma visão consistente, precisa e em tempo real tanto interna quanto externamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.