7 CIOs construindo uma cultura de TI consultiva
Transformar a TI de tomador de pedidos em um parceiro de solução de problemas requer uma mentalidade de negócios em primeiro lugar
Como podemos fazer com que nossas equipes de TI sejam vistas como parceiros mais consultivos para os negócios? Essa é uma das grandes perguntas que continuo a ouvir dos CIOs. Embora a tecnologia tenha mudado drasticamente na última década e se tornado cada vez mais entrelaçada com o sucesso dos negócios, muitas equipes de TI permanecem no modo de recebimento de pedidos, respondendo a solicitações e lutando para resolver os problemas que surgem após o fato.
Com sua visão de ponta a ponta da organização, nenhuma função está melhor posicionada do que a TI para colaborar com os negócios e assumir o papel de parceiro na solução de problemas. Como observa James Johnson, CIO da James Hardie Industries, “muitas vezes, a função de TI é a função com mais conhecimento em uma empresa em termos de sua ampla visão e compreensão do processo de negócios e da tecnologia que executa esse processo. É quase como um superpoder secreto que nem sempre reconhecemos dentro da função de TI”.
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Flexionar esse superpoder – e ser credível na função – requer uma mudança de mentalidade e abordagem, bem como novas habilidades.
Podemos aprender muito com os CIOs que tiveram sucesso na criação de culturas e forças de trabalho consultivas de TI. Em uma recente mesa redonda virtual, fiz a pergunta a um grupo de CIOs de diversas indústrias, incluindo Johnson, da James Hardie; Shanna Cotti-Osmanski, CIO da ConMed; Kristie Grinnell, CIO da DXC Technology; Vicki Hildebrand, CIO da BCBSMA; Sue Kozik, CIO da BCBSLA; Kelly Lyman, CIO da PECO; e Sanjay Shringarpure, CIO da Republic National Distributing. Eles compartilharam perspectivas valiosas e conselhos sobre como mover as organizações de TI para cima na Curva de Maturidade para se tornarem parceiros mais estratégicos e consultivos e uma força motriz nos negócios.
Mudando para uma mentalidade de negócios em primeiro lugar
De muitas maneiras, os líderes de tecnologia e suas equipes estão passando por uma transformação que exige que redefinam seu propósito e as lentes pelas quais veem seu papel. Como observa Hildebrand, desenvolvemos ao longo do tempo uma linguagem que separa a tecnologia dos negócios, e esse paradigma precisa mudar, começando pela liderança.
“É entender que a função da TI é realmente ser o primeiro parceiro de negócios – agregar valor à empresa”, diz Johnson. “Então eu lidero com essa mentalidade. Quero entender quais são os problemas de negócios e como podemos ajudar a resolvê-los”.
Na Republic National Distributing, Shringarpure leva esse conceito de primeiro negócio um passo adiante, descrevendo o relacionamento de TI com o negócio em termos de duas pessoas ou equipes com propriedade conjunta para conduzir um cenário de caso de negócios.
“Chamamos isso de ‘dois em uma caixa’”, acrescenta Hildebrand.
E é aqui que Lyman, da PECO, diz que um estilo de liderança consultivo é vital: “É isso que ajuda os funcionários a se sentirem parte da solução. Esta não é a liderança sênior chegando e me forçando a fazer algo. Faço parte das decisões coletivas sobre como estamos ajudando os negócios de uma forma que tenha resultados reais e valiosos. Estamos agregando valor não apenas no que entregamos e na maneira como entregamos, mas, no final das contas, otimizamos esses processos para serem os mais eficientes possíveis”.
Essa mentalidade sobre o papel da TI deve ser desenvolvida e, às vezes, redefinida em toda a organização, não apenas dentro da organização de tecnologia. Trabalhando para James Hardie, um fabricante de cimento bem estabelecido com uma equipe de TI ainda em crescimento, Johnson experimentou em primeira mão a importância de enfatizar a todos – incluindo parceiros de negócios – que o trabalho da TI é agregar valor, não receber pedidos.
Isso nem sempre é fácil, especialmente quando há uma percepção firmemente arraigada de que a TI existe apenas para contribuir com recursos técnicos. Mesmo em uma organização de seguros como a BCBSLA, onde Kozik diz que a empresa conta com sua equipe de TI “para ajudar a unir as coisas, já que vemos como as informações fluem em uma visão corporativa que muitos de nossos colegas de negócios não veem”, ainda há pouquíssimos projetos em que a TI é o proprietário do negócio. Em vez disso, a TI é vista principalmente como um proprietário técnico.
É um desafio de percepção mesmo no nível do CIO, acrescenta Kozik. “Historicamente, não éramos realmente considerados empresários. Nós éramos tecnólogos. E eu dizia: ‘Você acha que o CFO é apenas uma pessoa de finanças? Eles não são um empresário, primeiramente? Por que a TI é diferente?’”
Mostrando-se diferente
Em muitos casos, essas percepções estão enraizadas na realidade de como a TI apareceu no passado. A maioria das organizações de TI ainda não está aproveitando sua visão única da empresa, especialmente quando se trata de como suas equipes se envolvem com parceiros de negócios e sua capacidade de antecipar e fornecer valor revolucionário. Isso não apenas impede que muitos em TI consigam aquele lugar proverbial à mesa; também pode obscurecer parte do trabalho criativo e inovador que a TI está fazendo — e o que isso contribui para os negócios.
“Talvez não seja a grande novidade, mas uma mudança menor no processo ou simplificação por meio da automação – isso agrega valor”, diz Lyman.
Shringarpure acrescenta que os profissionais de TI não precisam assumir uma iniciativa massiva de mudança de jogo para começar a construir credibilidade com seus parceiros de negócios. Na verdade, começar menor pode ser mais eficaz. Ao acumular vitórias incrementais ao longo do tempo, eles demonstrarão seu valor e ganharão o direito e a experiência para enfrentar os projetos maiores daqui para frente.
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O problema é que, às vezes, a própria equipe de TI não reconhece o impacto comercial total do que está criando. Eles precisam entender os objetivos mais amplos do negócio, como se encaixam neles e como agregam valor ao negócio. Junto com isso, os líderes precisam dar às pessoas a oportunidade de desenvolver perspicácia nos negócios em várias áreas da organização, para que possam entender como os negócios funcionam. E, enfatiza Lyman, você precisa investir em talentos e desenvolver seu pessoal para que eles tenham a capacidade de ter conversas focadas nos negócios.
Aumentar o nível da organização de TI compensa em termos de credibilidade, confiança e relacionamentos mais fortes com os parceiros de negócios. Isso é fundamental para equilibrar as necessidades de todas as partes interessadas de uma forma que todos possam se sentir confortáveis. Cotti-Osmanski, da ConMed, acha que deixar todos claros sobre os objetivos também facilita a união em torno de uma solução.
“Se minha equipe de segurança quisesse, todos estariam trabalhando em um bunker de cimento com lápis e papel que queimamos no final de cada dia”, diz ela. “Tem que haver um equilíbrio e, muitas vezes, quando vejo conflito, é porque não nos alinhamos ou não definimos claramente nossos objetivos. Podemos concordar que há um problema, mas não concordamos sobre qual é o problema e como resolvê-lo. As pessoas mais bem-sucedidas são capazes de apoiar a conversa, ouvir e fazer perguntas”.
Isso requer habilidades de comunicação, bem como habilidades consultivas, duas das chamadas habilidades interpessoais que agora são essenciais para o sucesso em TI. De acordo com Cotti-Osmanski, que iniciou sua carreira em consultoria, “quanto mais profissionais e líderes de tecnologia se sentirem à vontade com esse tipo de conversa, mais confiança terão em seus pontos de vista e mais respeito serão dispensados a eles. Eles também serão mais eficazes em entender o contexto de negócios e articular valor, o que é especialmente útil quando se trata de decisões difíceis”.
Kozik, da BCBSLA, acrescenta: “Às vezes você tem que ser aquele líder que diz que não estamos prontos para enfrentar o X. É ter coragem e acreditar para dizer não, mas pelo motivo certo. É ‘não’ para que possamos realizar algo mais de valor. Mas precisamos equipar nosso pessoal para ter essas conversas diferentes com confiança”.
Construindo cultura, aumentando valor
À medida que mais empresas reorganizam suas organizações de tecnologia em torno dos megaprocessos ou fluxos de valor dos negócios, muitos CIOs veem isso como uma oportunidade de alinhar e ampliar o papel da TI trabalhando em conjunto com os negócios. Isso significa que as equipes de TI precisam da mentalidade consultiva e do conjunto de habilidades para cumprir sua parte no acordo.
Como diz Grinnell, da DXC, o objetivo é ajudar a empresa a tomar não apenas melhores decisões sobre o que e como implantar a tecnologia, mas decisões de negócios mais bem informadas que gerarão resultados tangíveis.
“Tomamos decisões sobre dados, processos e sistemas, nessa ordem. E fazemos isso de propósito”, diz ela. “Quais dados precisamos para tomar uma boa decisão de negócios para gerar bons insights de negócios para que possamos inovar e ficar à frente da curva? Temos KPIs que estão analisando, quais são os resultados de negócios que estamos tentando alcançar? Tudo tem que ser visto a partir dessa lente”.
Kozik, que tem um histórico de construção de uma cultura consultiva em várias empresas e setores, viu os resultados.
“Eu sei como esse filme termina. À medida que meu pessoal começa a aparecer e se engajar de maneira diferente, começamos a gerar mais valor. Esses sucessos mudam a narrativa com nossos colegas de trabalho e somos convidados para a primeira reunião em que podemos ter o maior impacto. Enquanto isso, o moral melhora em todo o meu departamento. É por isso que tenho tanta intenção de investir no desenvolvimento de habilidades de consultoria e marketing”, diz ela.
Nunca houve um momento melhor para estar na profissão de TI, e aqueles que aplicarem essas novas habilidades enquanto aproveitam a visão corporativa de ponta a ponta exclusiva da TI continuarão a prosperar.