Notícias

5 etapas mandatórias para empresas de sucesso nos canais digitais

As empresas precisam se valer de métodos automatizados para alcançar potenciais clientes e se manterem competitivas. Isso porque, apesar das relações interpessoais continuarem importantes, os canais digitais se tornaram fundamentais e não os explorar pode limitar significativamente o alcance e o engajamento de uma companhia com os clientes.

É o que aconselha Leandro Berchielli, superintendente da SIS Innov & Tech. Segundo ele, a digitalização tornou essencial para todos os segmentos uma abordagem multicanal, que integra o físico e o digital. Ela é mais eficaz, defende o especialista, apesar trazer alguns desafios, principalmente de complexidade.

Veja também: Sapore reduz custos de integração com ERP usando plataforma Skyone

Segundo o especialista, as etapas de digitalização podem variar e dependem do tamanho do negócio e da sensibilidade do processo ou empresa a serem digitalizados. Mas algumas etapas são fundamentais, no geral. São elas, segundo Berchielli:

  • avaliação de necessidades e objetivos de negócios;
  • escolha das tecnologias adequadas;
  • capacitação e envolvimento do time;
  • implementação gradual;
  • monitoramento constante.

De acordo com um estudo da Dynatrace divulgado recentemente e citado pelo especialista, três quartos (77%) dos CIOs dizem que o ambiente de TI muda uma vez a cada minuto ou menos, e 59% dizem que sem automatização das operações de TI os times podem ficar sobrecarregados.

“Sendo assim, é essencial manter a equipe atualizada e envolvida no processo para avaliação constante das necessidades de ajuste contínuo das estratégias digitais”, diz. “Ainda que sua empresa tenha passado por algo semelhante nos últimos 10 anos, a probabilidade de existirem novas soluções mais eficientes é muito grande.”

Outro ponto crucial, diz Berchielli, é garantir a segurança dos dados e a privacidade do cliente.

“É importante evitar ações sem um plano estratégico claro, que pode levar a investimentos desnecessários”, pondera. “Diversas iniciativas de digitalização fracassam pela ausência desse acompanhamento.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

12 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago