5 etapas mandatórias para empresas de sucesso nos canais digitais
Para Leandro Berchielli, estratégia de digitalização pode variar, mas algumas etapas são fundamentais para todas as organizações
As empresas precisam se valer de métodos automatizados para alcançar potenciais clientes e se manterem competitivas. Isso porque, apesar das relações interpessoais continuarem importantes, os canais digitais se tornaram fundamentais e não os explorar pode limitar significativamente o alcance e o engajamento de uma companhia com os clientes.
É o que aconselha Leandro Berchielli, superintendente da SIS Innov & Tech. Segundo ele, a digitalização tornou essencial para todos os segmentos uma abordagem multicanal, que integra o físico e o digital. Ela é mais eficaz, defende o especialista, apesar trazer alguns desafios, principalmente de complexidade.
Veja também: Sapore reduz custos de integração com ERP usando plataforma Skyone
Segundo o especialista, as etapas de digitalização podem variar e dependem do tamanho do negócio e da sensibilidade do processo ou empresa a serem digitalizados. Mas algumas etapas são fundamentais, no geral. São elas, segundo Berchielli:
- avaliação de necessidades e objetivos de negócios;
- escolha das tecnologias adequadas;
- capacitação e envolvimento do time;
- implementação gradual;
- monitoramento constante.
De acordo com um estudo da Dynatrace divulgado recentemente e citado pelo especialista, três quartos (77%) dos CIOs dizem que o ambiente de TI muda uma vez a cada minuto ou menos, e 59% dizem que sem automatização das operações de TI os times podem ficar sobrecarregados.
“Sendo assim, é essencial manter a equipe atualizada e envolvida no processo para avaliação constante das necessidades de ajuste contínuo das estratégias digitais”, diz. “Ainda que sua empresa tenha passado por algo semelhante nos últimos 10 anos, a probabilidade de existirem novas soluções mais eficientes é muito grande.”
Outro ponto crucial, diz Berchielli, é garantir a segurança dos dados e a privacidade do cliente.
“É importante evitar ações sem um plano estratégico claro, que pode levar a investimentos desnecessários”, pondera. “Diversas iniciativas de digitalização fracassam pela ausência desse acompanhamento.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!