5 benefícios de um ambiente multicloud para o seu negócio
Arquitetura multicloud permite que sistemas possam ser mais rápidos e econômicos, diz João Walter, Ascenty
Uma pesquisa de 2023 da consultoria Gartner aponta que 81% das empresas usam ambientes multicloud para armazenar e processar dados de negócio. A estratégia multicloud é uma tendência em crescimento, que consiste na implementação de vários serviços de nuvem diferentes no ambiente de TI, interconectados em um único painel.
Além de possibilitar que uma empresa possa usar vários provedores e, com isso, obter vantagens – sejam técnicas ou financeiras –, o ambiente multicloud traz outros benefícios.
Chega de misoginia: 10 líderes e CEOs mulheres que fazem a diferença na tecnologia
“A interconexão e orquestração bem-feitas de diferentes plataformas de nuvem proporcionam uma integração fluida e eficiente. A arquitetura multicloud permite que os sistemas dos clientes possam operar sem interrupções, com resposta rápida, de forma segura e altamente conectada”, diz João Walter, diretor de produtos, soluções e estratégias de edge da Ascenty.
Disponibilidade
Entre as principais vantagens de adotar uma interconexão de nuvens está a disponibilidade. As empresas podem mudar de provedor sem precisar reconstruir inteiramente a infraestrutura ou aplicações e realizar acessos redundantes entre nuvem e público-alvo.
Customização
Com um ambiente multicloud é possível customizar serviços de infraestrutura para ter maior mobilidade e segurança no gerenciamento de sistemas e dados. As empresas podem selecionar as ferramentas e serviços que melhor atendem às suas necessidades, personalizar a velocidade de conexão e interconexão de nuvens.
Estes fatores são importantes para auxiliar as empresas a adaptarem os serviços para uma necessidade específica dos clientes e destacar-se da concorrência.
Baixa latência
A baixa latência pode melhorar a experiência dos usuários. O acesso às informações passa a ser mais rápido, eliminando riscos de usuários desistirem de uma compra porque uma página ou aplicativo demorou para carregar, por exemplo. A baixa latência também é importante para manter a transmissão de dados precisa.
Já quando se trata de IA generativa, a implantação de cargas de trabalho mais próximas do usuário final também auxilia no processamento e tempo de resposta – tão necessários para esta tecnologia.
Economia
A interconexão entre diferentes nuvens busca a otimização do ROI, com a possibilidade de selecionar parceiros com valores adequados ao orçamento. Com vários provedores de serviço à disposição, também é possível escolher um data center ou uma região mais próxima do público-alvo.
Outra estratégia para um melhor custo-benefício é a de ter escalabilidade conforme a demanda e, portanto, expandir a infraestrutura tecnológica de acordo com a necessidade daquele momento – investindo mais quando realmente é necessário.
Proteção de dados
Até 2026, as empresas que não utilizam estratégias de governança de dados para ambientes multicloud deverão ter um aumento de 25% em problemas de segurança de dados, de acordo com o Gartner. Além da obrigação em seguir as melhores práticas de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma boa governança de múltiplos provedores de nuvem irá ocasionar em um controle mais rígido e coeso de todas as aplicações utilizadas.
Em um momento no qual os clientes se mostram cada vez menos propensos a aceitar falhas que resultam no vazamento ou roubo de dados, ter múltiplos serviços em nuvem de diferentes provedores também pode ajudar a garantir que os dados permaneçam seguros, mesmo no caso de indisponibilidade de serviço, pois podem ser transmitidos facilmente de um serviço a outro.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!