10 líderes e CEOs mulheres que fazem a diferença na tecnologia

Mulheres líderes de tecnologia não apenas geram resultados empresariais, mas se apoiam para aumentar presença feminina no mercado

Author Photo
9:57 pm - 19 de setembro de 2024
CEOs mulheres. Fotos: Divulgação

A nova grande polêmica do LinkedIn é um post de um executivo que diz ser contra a CEOs mulheres, por entender que esse não seria “o melhor uso da energia feminina”. Mas inúmeras – e cada vez mais – mulheres líderes na área de tecnologia mostram que são capazes de gerir times, inovar, e aumentar os resultados.

Leia também: Empresas avançam em ações afirmativas, porém diversidade ainda não alcança alta liderança

Entretanto, para além da sua capacidade profissional, elas também se dedicam às suas famílias, amigos e encontram tempo em suas apertadas agendas para mentorar e apoiar outras mulheres e grupos minoritários em suas jornadas.

O IT Forum elegeu uma lista de 10 mulheres líderes e CEOs para se inspirar. Confira!

Aline Correia, diretora-executiva da inventCloud

Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech. Foto: LinkedIn

Aline Correia, diretora-executiva da inventCloud, lidera a estratégia de vendas e o crescimento global da companhia. Ela tem uma carreira rica e diversificada, com forte atuação em vendas e relacionamento com grandes contas do setor público. Antes, respondia como executiva de vendas para o setor privado na Oracle.

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, Aline é uma participante ativa em iniciativas de empoderamento e empreendedorismo feminino. Além disso, é coautora do livro “Mulheres na Tecnologia volume II”, no qual compartilha sua biografia e conselhos para quem deseja ingressar no mundo da TI.

Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech

Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech. Foto: Divulgação

Camila Achutti, fundadora da Mastertech, foi eleita uma das 100 Líderes do Amanhã e representou o Brasil no St. Gallen Symposium, evento que ocorreu na Suíça em 2018. Palestrante reconhecida no debate sobre igualdade de gêneros e pesquisadora educacional entusiasmada pela evolução de métodos e teorias de aprendizagem.

Ela também é a criadora do portal “Mulheres na Computação”, uma das primeiras e mais importantes iniciativas de inclusão das mulheres no cenário contemporâneo de tecnologia.

Ativista social, Camila pratica inclusão digital em todos os níveis e recortes da sociedade, desde tribos amazônicas e presídios femininos, passando por regiões de vulnerabilidade social nos extremos da cidade de São Paulo.

Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode Academy

Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode Academy. Foto: LinkedIn

Fundadora e CEO da SoulCode AcademyCarmela Borst soma mais de 25 anos de experiência em tecnologia, sendo especialista em marketing, environmental, social, & governança (ESG), impacto social e diversidade. Teve passagens por grandes empresas, como vice-presidente da Oracle e AON para América Latina, entre outras multinacionais.

À frente da edtech brasileira, que tem como propósito combater o desemprego por meio da educação e tecnologia, transformando desempregados em profissionais digitais e fazendo a ponte para a empregabilidade, a executiva é formada em Administração de Empresas pela FEI. Ela também tem especialização e cursos na ESPM, Stanford, Harvard e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Foi a única brasileira ganhadora do prêmio da ONU Mulheres Estados Unidos, na categoria Educação de qualidade, um dos objetivos da Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por gerar inclusão digital, impacto social e diversidade no Brasil.

Quem circula por suas redes sociais, observa que Carmela é ativista social. Tem como causas há muitos anos a educação, diversidade e o combate a pobreza. Por isso, angariou os títulos de conselheira de ONGs como Gerando Falcões, conduzida pelo incrível Edu Lyra, Casa do Zezinho, Instituto Ser+, além de ser voluntária da Central Única das Favelas (Cufa).

Claudia Muchaluat, presidente da Intel Brasil

Claudia Muchaluat, presidente da Intel Brasil. Foto: Divulgação

À frente da operação nacional da Intel, Claudia Muchaluat fez carreira na IBM antes de ingressar na empresa. Soma mais de 25 anos de experiência no mercado. Atuou como Partner da IBM Consulting, suportando clientes a repensar seus modelos de negócios e entregar experiências diferenciadas aos seus clientes, alavancando tecnologias exponenciais.

Antes disso, foi a primeira Chief Digital Officer da IBM América Latina, liderando a Transformação Digital da empresa. Seu currículo é vasto e repleto de especializações. Claudia é formada em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, com mestrado em Administração de Empresas pela PUC-RJ, MBA Executivo pela FDC e formação para conselheira pelo Advanced Boardroom Program for Women da Saint Paul. Tem ainda especializações pela Singularity University, Harvard, Wharton, Hyper Island e Nova SBE.

Ela também é mentora de negócios da Endeavor, colunista da HSM Management e conselheira consultiva do Chapter Brasil do Women In Tech, com objetivo de incentivar mais mulheres na área de tecnologia.

Dani Junco, CEO da B2Mamy

OFICIAL Dimensao Wordpress 98 10 líderes e CEOs mulheres que fazem a diferença na tecnologia

Dani Junco tinha uma carreira de aproximadamente 20 anos no marketing quando foi mãe e mergulhou no universo da maternidade. Nesse caminho conheceu mulheres produtivas que estavam sem poder retornar ao mercado de trabalho por valores incompatíveis com os custos de babá e/ou escola, falta de rede de apoio, preconceito do mercado, ou pasmem por ordem do marido para não atrapalhar a casa.

A partir desse momento, desenvolveu com suas sócias da Injoy (empresa de marketing) desenvolver a rede B2Mamy, para transferir seus conhecimentos e ensinar a essas mulheres que empreender é uma alternativa e trabalhar com networking torna o caminho mais fácil.

Dani é especialista em inovação, vendas, criação de autoridade e gestão de comunidades. Além disso, é palestrante de Empreendedorismo e uma das 10.000 Mulheres do FGV.

Já foi eleita como as 10 mulheres mais inovadoras do Brasil pela Exame; Heroína do ano pela Abstartups; Homenageada como empreendedora do ano pela EY; Aluna do Wining Woman EY; uma das 10 mulheres Woman to watch Brasil da Meio e Mensagem; e recebeu o Prêmio de líder de projetos de impacto do Movimentos elas lideram da ONU.

Edenize Maron, general manager Latam da Rimini Street

Edenize Maron, general manager Latam da Rimini Street. Foto: LinkedIn

Edenize Maron é líder da Rimini Street na América Latina e responsável por promover a expansão contínua do mercado e o desenvolvimento da região. Edenize tem traz mais de 19 anos de experiência na indústria de TI, liderando vendas, serviços e a operação de desenvolvimento de software empresarial. Ela atuou em vários cargos executivos na SAP, incluindo diretora de Vendas de CRM na América Latina e, mais recentemente, como country manager em Portugal. A Executiva também ocupou a cadeira de country manager para Brasil e América do Sul na Progress Software. Em sua função mais recente antes de ingressar na Rimini Street, Edenize atuou como vice-presidente para o Sul da América Latina na Software AG.

Katia Ortiz, vice-presidente da América Latina Sul da ServiceNow 

Katia Ortiz, vice-presidente da América Latina da ServiceNow. Foto: LinkedIn

Katia Ortiz, VP da América Latina Sul da ServiceNow, está na empresa há quase uma década e, anteriormente, respondia como country manager no Brasil. Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia, começou sua carreira na IBM, onde atuou por dez anos e chegou a ocupar a cadeira de diretora de vendas de cloud.

Além disso, é do Conselho Consultivo da Talento Incluir, que tem o propósito de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, recrutando, treinando e preparando os gestores e empresas para acolher e desenvolver esses profissionais para que tenham uma carreira positiva e com crescimento profissional.

Rafaela Rezende, general manager da Vtex Brasil

Rafaela Rezende, general manager da Vtex Brasil. Foto: Divulgação

Rafaela Rezende, general manager da Vtex Brasil, tem 20 anos de experiência em digital commerce em empresas de varejo e tecnologia como B2W e iFood. A executiva é graduada em Administração e possui MBA em Marketing, ambos pela PUC-Rio.

Há mais de três anos na VTEX, em junho do ano passado, Rafaela assumiu a posição de liderança na companhia. Antes, a executiva ocupava o cargo de Vice-Presidente de Vendas e Customer Experience na companhia, com a proposta de guiar o cliente para a melhor solução de negócio, com a ajuda da tecnologia e através de arquiteturas escaláveis.

Sylvia Bellio, fundadora e CEO da ITLTECH

Sylvia Bellio, fundadora e CEO da ITLTECH. Foto: Divulgação

Fundadora e CEO da Empresa ITLTECH Partner da Dell Technologies, Sylvia Bellio é escritora e autora dos Livros Simplificando TI e Impressões Digitais. Além disso, é membro do DWEN Dell Women Entrepreneur Network e Membro do Female Founder.

A executiva tamém é mentora e Membro da ABMEN Assoc. Brasileira de Mentoria. Embaixadora Master do Clube Negócios Brasil Portugal e Palestrante sobre a inclusão da mulher de tecnologia.

Por fim, é a oOrganizadora do Projeto Conte sua História, com 06 livros publicados Mulheres Além do Óbvio e a série TI de Salto Volume I, II, III e IV.

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Foto: Divulgação

Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil. Sob sua gestão a companhia criou em 2019 o programa Women Entrepreneurship (WE), com o foco em estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica.

A executiva possui cerca de 40 anos de experiência profissional, sendo a maior parte em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial. Atuou também na Schneider Electric, onde entrou no ano 2000, e desenvolveu uma carreira executiva de sucesso por 19 anos, sendo a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária da Schneider no Brasil. Em 2013 se tornou presidente da América do Sul e em 2018 assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente.

A executiva é líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Foi reconhecida como uma das 10 pioneiras em atuar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU em 2017. Recebeu também o prêmio Liderança Feminina do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), foi homenageada pela HITEC 50 em 2021, 2022, 2023 e 2024, que lista os profissionais mais influentes e notáveis da indústria de tecnologia na América Latina/Ibero-América.

 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.